Boa tarde, preciso dimensionar as vigas principais e as cabeceiras de uma ponte rolante, vão de 20 metros, para 10 toneladas, uma bi viga, e não encontro fórmulas para o dimensionamento de vigas tipo caixão, alguém pode me ajudar???
obrigado
Gustavorinaldima, ponte rolante não é apenas uma estrutura mas um equipamento mecânico. Dimensionar viga I ou caixão não é problema, mas a integração dos projetos civil e mecânico, sim.
O fornecedor da ponte já entrega a ponte dimensionada para a carga que você precisa.
Quanto as vigas de cabeceira, a carga sobre as mesmas, será o peso da ponte dividido por 2 + a carga que ela erguerá, por 2 também.
Tipo: peso da ponte e seus acessorios= 5ton + peso da carga 10ton=15ton / 2 = 7,5ton para cada viga de cabeceira.
O calculo dependerá do tipo de material(aço ou concreto) e vão entre pilares, sempre lembrando que para equipamento que se movimentam sobre vigas tem q se considerar o momento máximo (Centro do vão) no calculo.
Para mais detalhes, entrar em contato.
Por certo Mauro, em seu cálculo das cargas nas cabeçeiras, imaginou o equipamento de elevação fixo no meio da ponte. Pergunto-me, retoricamente, como se alterariam estas cargas quando o trole sobre a bi-viga se deslocasse, carregado, às proximidades dos apoios...
Considere a "pergunta observatória" do Alex barreto, pois na "verdade teórica" o carregamento em cada viga da cabeceira (viga lateral) quando a carga na viga ponte (móvel) é deslocada do seu centro para uma delas, tende a ser igual ao peso da viga móvel dividido por dois + a carga "acidental"(QUE NÃO DEVE SER DIVIDIDA).
O equívoco do Mauro consistiu em também dividir por 2 o peso da carga:
"Quanto as vigas de cabeceira, a carga sobre as mesmas, será o peso da ponte dividido por 2 + a carga que ela erguerá, por 2 também."
_________________ Vai construir, reformar ou investir em imóveis?
Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)
O que eu escrevi anteriormente foi somente uma analise por cima e sem aprofundar muito no assunto. Na verdade é só considerar a carga máxima nos apoios das cabeceiras e calcular.
Como disse anteriormente, o fabricante vai dar a ponte calculada. Basta o calculista da empresa dimensionar a estrutura de suporte (Concreto armado ou aço).
Posso fazer isso para você, se quiser.
Me passe os dados da ponte e o croqui do galpão e eu lhe retorno o custo para o calculo das cabeceiras e ainda te passo o memorial de calculo.
Sua analise foi perfeita. Você tem toda razão.
Sistemas assim, com cargas em movimento, temos que tomar todo o cuidado e analisar bem a situação para não cometer equívocos como o que eu estava cometendo. Mas como eu disse ao Alex, foi uma analise por "cima".