Cálculo da fração ideal de um terreno ou edificio


Responder Mensagem

Cálculo da fração ideal de um terreno ou edificio

DOMIRES
postou em Dom, 02 Set 2007, 20:22
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite ! Sou engenheiro civil e de vez em quando apareçe um calculo de fração ideal para fazer, como não sei fazer pois na faculdade não temos como dentro do contéudo progamatico das displinas, gostaria de saber de algum colega de algum livro o Sad u site ou até mesmo por aqui no fórum se alguem pode me informar os procedimentos. Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    futurista
    postou em Sáb, 15 Set 2007, 11:37
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 134

      Não se é isso q você quer, mas procura no plano diretor da tua cidade.

      _________________
      Criciúma/SC.

      FelipeRomici
      postou em Seg, 21 Jan 2008, 17:25
      Visitante

        Voce precisa aprender a escrever primeiro!

        Re: CÁLCULO DA FRAÇÃO IDEAL DE UM TERRENO OU EDIFICIO

        Visitante
        postou em Qui, 24 Jan 2008, 20:05

          DOMIRES escreveu:Boa noite ! Sou engenheiro civil e de vez em quando apareçe um calculo de fração ideal para fazer, como não sei fazer pois na faculdade não temos como dentro do contéudo progamatico das displinas, gostaria de saber de algum colega de algum livro o Sad u site ou até mesmo por aqui no fórum se alguem pode me informar os procedimentos. Obrigado


          Caro engº sofredor.
          Talvez posso lhe dar alguma dica como efetuar o calculo das frações ideais.Por ex., se um terreno possui 100m2 e 10 pessoas o compram, cada pessoa possuirá 10% do todo, ou sua fração ideal é de 10%. Em relação à construção segue-se o mesmo raciocinio.Adiantou alguma coisa?
          Espero ter fornecido alguma luz à respeito.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Maaarcos0
          postou em Dom, 21 Set 2008, 16:14
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            caro colega sofredor,
            supondo que a area do terreno seja 572m² e a area construida seja 551m²,calcula-se area do terreno divido pelos metros de construção

            572/551 = 1.0381125 veses os metros quadrados das unidades autonomas ou seja, se o apartamento tem 70 metros o calculo ficaria assim:

            572/551 = 1.0381125*70m²

            a fração ideal do terreno é igual 72.667 (copiamos apenas até tres numeros depois do ponto)

            agora se você quiser a fração ideal em porcentagem é o terreno inteiro no caso 70/572 o resultado que der você faz veses 100 dai vai aparecer em porcentagem!

            ajudo ? agora se você quiser mais ajuda, pode mandar um email para junior_antonio5@hotmail.com

            Very Happy

            Carlos Veit
            postou em Ter, 14 Out 2008, 19:22
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Maaarcos0 escreveu:caro colega sofredor,
              supondo que a area do terreno seja 572m² e a area construida seja 551m²,calcula-se area do terreno divido pelos metros de construção

              572/551 = 1.0381125 veses os metros quadrados das unidades autonomas ou seja, se o apartamento tem 70 metros o calculo ficaria assim:

              572/551 = 1.0381125*70m²

              a fração ideal do terreno é igual 72.667 (copiamos apenas até tres numeros depois do ponto)

              agora se você quiser a fração ideal em porcentagem é o terreno inteiro no caso 70/572 o resultado que der você faz veses 100 dai vai aparecer em porcentagem!

              ajudo ? agora se você quiser mais ajuda, pode mandar um email para junior_antonio5@hotmail.com

              Very Happy


              Caro amigo, boa noite!
              Pelo que consegui entender, significa que, uma cobertura duplex, que tenha a mesma área projetada de um apartamento convencional (por exemplo 70m²) tem a mesma fração ideal, apesar de, teoricamente, consumir mais água, energia, gás etc.
              Será que estou errado? Muito grato a todos.

              Maaarcos0
              postou em Ter, 14 Out 2008, 19:38
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                não importa duplex ou não o que tem que ver e a area construida ,no caso de convenção de condominio o mais logico e que se divida as taxas conforme metragen de cada construção ,num condominio pode ter casas 200m² a 1000², a prefeitura vai taxar pela metragem da area construida mas nos condominios em geral e dividido(rateado) por numeros de lotes de dentro do condominio , a agora a pergunta que você fez foi ,a transformação de um predio dividido por unidades autonomas o qual resultaria 1 en numero de area construida x, 2area comunx ,3 fração ideal do terreno em metros = x,e em porcentagen =x duvidas te explico depois que me responder ok abraços

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Carlos Veit
                postou em Ter, 14 Out 2008, 20:22
                Usuário Novato | Mensagens: 2

                  Maaarcos0 escreveu:não importa duplex ou não o que tem que ver e a area construida ,no caso de convenção de condominio o mais logico e que se divida as taxas conforme metragen de cada construção ,num condominio pode ter casas 200m² a 1000², a prefeitura vai taxar pela metragem da area construida mas nos condominios em geral e dividido(rateado) por numeros de lotes de dentro do condominio , a agora a pergunta que você fez foi ,a transformação de um predio dividido por unidades autonomas o qual resultaria 1 en numero de area construida x, 2area comunx ,3 fração ideal do terreno em metros = x,e em porcentagen =x duvidas te explico depois que me responder ok abraços


                  Entendi. É mais uma razão pela qual a cobertura duplex e o meu apartamento terem a mesma fração ideal, porque área construida = área projetada. Tirando a parte de cima da cobertura o resto é exatamente igual. Forte abraço

                  Gonzalez
                  postou em Qui, 29 Jan 2009, 21:26
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Sempre procure ajuda em livros: Indico "Introdução ao Planejamento e Controle de Custos na Construção Civl" Eng. Pedrinho Goldman - Editora PINI, e Norma Técnica - NBR 12721.

                    Calculo de fração ideal

                    Visitante
                    postou em Sáb, 14 Fev 2009, 20:26

                      Caro Eng.

                      Com referencia a fração ideal em um predio de 10 aptºs com exemplo:
                      Calcula-se a área de cada aptº, soma-se todas as áreas, e divide-se o total pela a área de cada um que é igual a fração ideal correspondente.
                      Um Abraço

                      Luis Fernando


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais