Anselmo escreveu:Engº Ricardo.
primeiramente obrigado pela atenção. O compartimento em questão é uma sala de 3 m de largura por 5 m de comprimento. Ele está sendo apoiado por duas vigas de 25 cm formada por ferros 3/8 num sistemas de 4 ferros cada. A distancia de uma viga pra outra é de 3 m. Em cima das vigas há uma laje pré moldada treliçada com concretagem de 5 cm mais uma parede de 2,8 m rebocada. Diante dessas informações, o senhor poderia me orientar se é suficiente esta duas vigas para apoiar essa sala , se não, como poderei reforçar esta viga, pois o serviço já está feito.
Desde já agradeço a sua atenção e boa vontade em me ajudar.
Ats;
Anselmo Braga
Preciso de mais alguns detalhes, qual a altura da laje acabada ? qual o enchimento utilizado (ceramico ou isopor) esta parede esta exatamente em cima da viga ou sobre a laje ? existem outras paredes sobre a laje ? quantas ? você teria ideia da resistencia do concreto que foi utilizado ? o concreto foi feito na obra ou veio de usina ?
De ante mão ja lhe posso garantir que esta viga de 25cm de altura não atendera, será necessário um reforço, acredito que a melhor solução seria um perfil metálico abaixo da viga de concreto existente (facil execução).
Responda minhas perguntas que dimensiono pra você o perfil necessário pra resolver o problema.
Abraços
Ricardo