Ajuda p/ estudante: Construção de ponte de madeira


Responder Mensagem

Ajuda p/ estudante: Construção de ponte de madeira

ALMartinez
postou em Sex, 07 Mar 2008, 19:28
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Sou estudante do primeiro (portanto sem experiencia) de engenharia civil na usp sao carlos.
    Gostaria de pedir ajuda aos mais experientes, de modo que me forneçam dicas sobre tecnicas de construcao que sirvam para construir uma maquete de ponte de maidera com palitos de artesanato de 10cm e cola. Apos construida a ponte, ela sera submetida a uma competicao que determinara qual equipe construiu a ponte com maior resistencia a peso, choques etc. Existe a obrigatoriedade da ponte vencer um vao de 40cm.
    Que tipo de sistema estrutural é o mais aconcelhavel para tal feito (vigas, trelica, estaiada, pensil)?
    Agradeço a colaboracao de voces.
    Abraços


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ponte de madeira

    Fabio Torres
    postou em Sex, 07 Mar 2008, 20:19
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Eu já participei de um trabalho assim quando era estudante. Só que a ponte era feita de macarrão.

      O sistema treliçado é mais eficiente.

      Usando palitos como vigas não daria certo, a não ser que fosse possível agrupar vários palitos de modo a aumentar a seção transversal.

      Estaiada você precisaria usar cabos de sustentação (fio dental é ideal), mas acho que não pode.

      Tem alguns programas que podem te ajudar no projeto.

      West point bridge (http://www.ecivilnet.com/softwares/west_point_bridge.htm) - Permite testar várias configurações de pontes treliçadas. (recomendo!)

      Makaria (http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/arquivos/makaria.zip) - Para projeto de pontes de espaguete do tipo treliçada.

      Mathematic for Technology (http://commons.bcit.ca/math/software/) - Dentro do pacote tem um programa chamado Truss Analysis para análise de treliças planas.

      Um abraço.

      ALMartinez
      postou em Sex, 07 Mar 2008, 22:09
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Obrigado pela ajuda Fabio!!
        Entao.. aqui nas instrucoes diz que material adicional (diferente de palitos e cola) so poderao ser usados para protender ou suspender a estrutura ou fazer ligacoes entre palitos. Suspender, nesse caso, pelo que entendi.. é no sentido de dar apoio. Tipo.. usar 2 tijolos de apoio pra ponte.. pra realizar os testes, por exemplo.

        De qualquer modo.. quinta-feira eu pergunto quais sao as regras p/ o professor encarregado do projeto. Qualquer duvida eu retorno aqui!!

        Abraços

        Jcesar
        postou em Sáb, 08 Mar 2008, 12:42
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          ALMartinez, qual é o seu nome???

          vim até o fórum pesquisar sobre esse mesmo assunto, e ao ver seu post descobri que estamos na mesma classe! heehehhe

          você já ta com o grupo formado para o seu trabalho???

          até segunda!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Francisco Cerqueira
          postou em Sáb, 08 Mar 2008, 20:25
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            AlMartinez,

            Existe um concurso (A Ponte) que acontece em toda ExpoConstrução em Salvador, procure informações no site da UNIFACS (http://www.unifacs.br/graduacao/cursos/engcivil/apresentacao.htm), veja também se você entra em contato com algum aluno da universidade, eles já têm bastante experiência e podem lhe ajudar.

            Abraço

            Pontes de Palitos

            Arq. Anderson
            postou em Qua, 12 Mar 2008, 16:38
            Visitante

              Acho que a melhor solução para este tipo de construção com palitos é a ponte em arco...
              Só não aguentará o carregamento se tiver falhas na montagem, senão é a melhor opção!!

              atenciosamente

              Arq. Anderson


              Responder Mensagem


              Construção civil, discussões gerais