Ajuda p/ estudante: Construção de ponte de madeira


Responder Mensagem

Ajuda p/ estudante: Construção de ponte de madeira

ALMartinez
postou em Sex, 07 Mar 2008, 19:28
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Sou estudante do primeiro (portanto sem experiencia) de engenharia civil na usp sao carlos.
    Gostaria de pedir ajuda aos mais experientes, de modo que me forneçam dicas sobre tecnicas de construcao que sirvam para construir uma maquete de ponte de maidera com palitos de artesanato de 10cm e cola. Apos construida a ponte, ela sera submetida a uma competicao que determinara qual equipe construiu a ponte com maior resistencia a peso, choques etc. Existe a obrigatoriedade da ponte vencer um vao de 40cm.
    Que tipo de sistema estrutural é o mais aconcelhavel para tal feito (vigas, trelica, estaiada, pensil)?
    Agradeço a colaboracao de voces.
    Abraços


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ponte de madeira

    Fabio Torres
    postou em Sex, 07 Mar 2008, 20:19
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Eu já participei de um trabalho assim quando era estudante. Só que a ponte era feita de macarrão.

      O sistema treliçado é mais eficiente.

      Usando palitos como vigas não daria certo, a não ser que fosse possível agrupar vários palitos de modo a aumentar a seção transversal.

      Estaiada você precisaria usar cabos de sustentação (fio dental é ideal), mas acho que não pode.

      Tem alguns programas que podem te ajudar no projeto.

      West point bridge (http://www.ecivilnet.com/softwares/west_point_bridge.htm) - Permite testar várias configurações de pontes treliçadas. (recomendo!)

      Makaria (http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/arquivos/makaria.zip) - Para projeto de pontes de espaguete do tipo treliçada.

      Mathematic for Technology (http://commons.bcit.ca/math/software/) - Dentro do pacote tem um programa chamado Truss Analysis para análise de treliças planas.

      Um abraço.