Transferindo arquivos com maior rapidez
Muitos usuários estão mais familiarizados em utilizar o protocolo KERMIT para realizar transferência de arquivos. Mas em geral as transferências são bastante lentas quando comparadas com as transferências com o protocolo xmodem.
A razão porque as rotinas do Kermit da HP48 são lentas é porque eles são escritas em System RPL. Cada vez que a HP48 recebe um pacote (recebido como uma string), copia o pacotes previamente recebido (string 1) e o novo pacote (string 2) para uma nova string (que se torna a string 1 quando o próximo pacote é recebido). Isto é por que o Kermit da HP48 fica mais lento e mais lento ainda em transferências de grandes quantidades (a string 1 fica maior).
O XMODEM é pouco utilizado porque tem duas desvantagens: Não permite múltiplas transferências de arquivos e o nome do arquivo tem que ser digitado na máquina receptora, porém é MUITO mais rápido, o que o torna bastante vantajoso para transferência de arquivos com mais de 5K. A economia de tempo (e de pilhas) faz valer a pena aprender a utiliza-lo.