Colocar janela maior que do projeto? Ex. 150 p/ 160cm


Responder Mensagem

Colocar janela maior que do projeto? Ex. 150 p/ 160cm

zezaoaraujo
postou em Sex, 11 Jul 2014, 10:48
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Olá amigos Engenheiros!

    Venho novamente tirar uma dúvida com vocês.

    Estou concluindo meus 2 sobrados (os primeiros com planta p/ vender) e preciso comprar as janelas e portas.

    Minha dúvida é se posso colocar janelas e portas maiores do que aquilo previsto no projeto, explico abaixo.

    No projeto a sala tem janela de 180x100 - vou colocar 220x120. A cozinha prevê 150x100 - vou colocar 160x120. No dormitório idem.

    E a porta dos dormitórios prevê 70x210 mas quero 80x210.

    Será que essas pequenas alterações (para melhor) podem impedir da prefeitura liberar o habite-se?

    Havia solicitado essas medidas no projeto, mas o arquiteto fez com essas medidas e não quis imprimir de novo (pois usou um modelo que tinha pronto) e disse que não terei problemas, mas não confio no profissionalismo dele pois já pisou na bola 2 vezes comigo.

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Colocar janela maior que do projeto? Ex. 150 p/ 160cm

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 14 Jul 2014, 09:21
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Zezão,

      Creio que você só teria problemas com a Prefeitura, se quisesse colocar esquadrias menores do que as constantes no projeto. Para a Prefeitura, basicamente, há dois fatores que podem influenciar a emissão do habite-se: mudança na área construída e infringência de parâmetros urbanísticos, inclusive os parâmetros relativos à área das esquadrias, as quais são calculadas em função da área do piso e da função a que se destina os cômodos onde elas estão. Fora isto acredito que haja um processo na prefeitura, chamado "Modificação de Projeto", no qual você deverá apresentar documentação com as alterações pretendidas.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais