Como se deve cobrar para fazer um orçamento de um prédio


Responder Mensagem

Como se deve cobrar para fazer um orçamento de um prédio

Alan Alves
postou em Sex, 20 Abr 2012, 16:59
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Pessoal, boa tarde.

    Sou Engenheiro Civil recém formado. Estou com um projeto de 3 pavimentos de apartamentos e 2 sub-solos de garagem, em mãos para orçar. No entanto não sei o quanto cobrar para realizar esse orçamento, pois realizei diversos orçamentos, mas foi dentro de empresas.

    Já pesquisei aqui e em outros sites, além de outras fontes, que dizem para cobrar entre R$ 50,00/h e R$ 60,00/h ou um valor total pelo pacote, como por exemplo R$ 3.000,00 para uma obra de valor entre R$500.000,00 e R$ 1.000.000,00.

    Achei que se eu cobrar uns R$ 30,00/h + as despesas como telefonemas, impressões e plotagens está bom, pois não poderei me dedicar mais do que 4 horas por dia nesse trabalho, visto que possuo obras para fiscalizar, e por eu ser um Engº Júnior, considerando 6,5 salarios mínimos + encargos.

    Pensei em cobrar as despesas pois tenho medo de dar um valor e esse ficar menor do que o que eu vou gastar para realizar o serviço. Daí se eu perder, perderei só na mão de obra.

    O que vocês acham? Devo cobrar por hora ou pelo pacote de serviços? deo cobrar as despesas?

    Grato.

    Engº Alan Gontijo Alves
    alanagricola@gmail.com
    (37)9133-8321 (TIM)


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Como se deve cobrar para fazer um orçamento de um prédio

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 21 Abr 2012, 12:29
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Alan,

      Uma sugestão é você cobrar em percentual do valor estimado do projeto, determinado pela Tabela Sinapi, cujo valor do m² está entre R$800,00 e R$1.000,00. Se você cobrar em torno de 2% é um valor razoável. O valor do citado (R$3.000,00) também está razoável).

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Eng. André
      postou em Dom, 22 Abr 2012, 15:13
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

        Boa tarde!

        R$ 3.000,00 para edificação de 3 pavimentos mais dois sub-solos, achei pouco.
        Considere elementos de contenção e rampas, acredito que 2% do valor estimado da obra está de bom tamanho.

        Atenciosamente:

        _________________
        Eng. André Pinheiro
        ZANOLLIN Soluções Estruturais
        E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
        Skype: eng.pinheiro
        Fone: 19 3579 5051
        Cel. : 19 97415 7770

        edmarferreirajr
        postou em Dom, 22 Abr 2012, 18:55
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

          Caro Alan,

          Se pretende trabalhar por um “pacote” de projetos, independentemente do quanto irá cobrar, sugiro o detalhamento em contrato dos valores por especialidade projetada (arquitetura, estruturas, instalações, etc.). É uma forma de dar respeito e valorização aos demais profissionais do mercado que trabalham isoladamente em cada uma dessas especialidades, pois o cliente precisa saber que deve pagar por cada uma delas.

          Outro aspecto importante é que dependendo da região onde se trabalha já pode estar assimilada a cultura de cobrança por m² (aqui em Minas é praxe). Mesmo que trabalhe por percentual (sempre recomendável) tenha em mente a conversão imediata para o cliente desses valores em R$ por m² de projeto.

          Abraço fraterno,

          _________________
          Edmar
          arquiteto e urbanista

          “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
          Herculano Pires

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais