Como se deve cobrar para fazer um orçamento de um prédio


Responder Mensagem

Como se deve cobrar para fazer um orçamento de um prédio

Alan Alves
postou em Sex, 20 Abr 2012, 16:59
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Pessoal, boa tarde.

    Sou Engenheiro Civil recém formado. Estou com um projeto de 3 pavimentos de apartamentos e 2 sub-solos de garagem, em mãos para orçar. No entanto não sei o quanto cobrar para realizar esse orçamento, pois realizei diversos orçamentos, mas foi dentro de empresas.

    Já pesquisei aqui e em outros sites, além de outras fontes, que dizem para cobrar entre R$ 50,00/h e R$ 60,00/h ou um valor total pelo pacote, como por exemplo R$ 3.000,00 para uma obra de valor entre R$500.000,00 e R$ 1.000.000,00.

    Achei que se eu cobrar uns R$ 30,00/h + as despesas como telefonemas, impressões e plotagens está bom, pois não poderei me dedicar mais do que 4 horas por dia nesse trabalho, visto que possuo obras para fiscalizar, e por eu ser um Engº Júnior, considerando 6,5 salarios mínimos + encargos.

    Pensei em cobrar as despesas pois tenho medo de dar um valor e esse ficar menor do que o que eu vou gastar para realizar o serviço. Daí se eu perder, perderei só na mão de obra.

    O que vocês acham? Devo cobrar por hora ou pelo pacote de serviços? deo cobrar as despesas?

    Grato.

    Engº Alan Gontijo Alves
    alanagricola@gmail.com
    (37)9133-8321 (TIM)


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Como se deve cobrar para fazer um orçamento de um prédio

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 21 Abr 2012, 12:29
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Alan,

      Uma sugestão é você cobrar em percentual do valor estimado do projeto, determinado pela Tabela Sinapi, cujo valor do m² está entre R$800,00 e R$1.000,00. Se você cobrar em torno de 2% é um valor razoável. O valor do citado (R$3.000,00) também está razoável).

      _________________