Relação entre fck e traço


Responder Mensagem

Tecnólogo Civil/Concreto
postou em Qua, 05 Ago 2009, 17:46
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá Wagner, sobretudo eu admiro seu estudo e esforço para sanar sua dúvida levantada, o que muitas vezes não é respeitada ou levada a sério nem mesmo por profissionais da área.
    Primeiramente o fck (Resistência característica do Concreto à compressão aos 28 dias de idade) determinada pelo calculista estrutural deve ser executado de acordo com controles determinados por Normas Brasileiras em vigor. Eu realmente não tenho idéia das características técnicas de sua obra, mas primeiramente achei baixo o valor de 9,0 MPa, pois de acordo com a NBR 6118 (2007) concretos para fins estruturais devem atender ao mínimo 20 MPa (200kgf/cm²) de maneira geral, é claro que existem várias variáveis de acordo com a utilização deste traço, mas se foi definido pelo profissional 9,0MPa, é por que existe uma base técnica quanto a isto, mas quetione-a em relação ao que define a NBR 6118, como disse não sei do que se trata, só o alerto.
    Para o cálculo de traço de concreto existem inúmeros roteiros de cálculo, programas etc.
    Os colegas do fórum estavam certos quando tocaram no assunto de que dependendo do porte da obra, seria mais viável a contratação de uma Concreteira, mas se sua obra não exigir tanto, você mesmo pode desenvolver este traço em sua obra seguindo os critérios de controle de qualidade definidos por Norma e livros Técnicos e depois ensaiar seus corpos-de-prova para determinadas idades, ex: 28 dias que é quando você terá aproximadamente 95% de alcance máximo de resistência à compressão. Com o rompimento de seus corpos-de-prova, será verificada sua resistência se estará compatível com a resistência definida pelo cálculo da resistência média de dosagem, fcj!
    É claro que fui um pouco a fundo tecnicamente, mas acredite é um pouco do resumo do que realmente deve ser feito, mas basicamente você deve preparar corpos-de-prova com o traço experimental executado, ensaiá-los, verificar os valores de resistência se estão dentro dos parâmetros definidos pelo roteiro do cálculo de traço, inclusive dados estatísticos como desvio-padrão etc, lembrando que você pode ter o ajuste deste traço, para somente depois decidir se vai executá-lo em obra ou não.
    Fui um pouco longe novamente mas é o certo, por outro lado seu traço não exige um fck tão elevado, logo abaixo passarei um traço experimental para seu fck, baseado em dados experimentais, lembrando que é muito importante ensaiar este traço para depois executá-lo na obra.

    Realmente os dados empíricos devem ser respeitados pois muitas obras antigas estão intactas até hoje e foram realizadas por profissionais que só utilizavam estes métodos, mas atualmente não precisamos contar com isto, pelo fato das tecnologias atuais e os fatores econômicos.
    Mas acredito que o senhor que passou o traço para você se equivocou com os dados, como lembrado por colegas, um traço de concreto é definido por 4 variantes básicas:

    Ex: A : Am: Ag Fa/c

    A: Aglomerante (cimento)

    Am: agregado miúdo (areia)

    Ag: agregado graúdo (brita)

    Fa/c: fator água/cimento ou água/aglomerante dependendo se for considerada adições minerais.


    Traço para 10 MPa
    1:3:6
    cimento/areia/brita
    relação água/cimento 0,81
    Traço para 1 saco de cimento de 50Kg (CPII Z 32)
    como base a utilização de latas de 18 litros:
    areia: 7,5 latas;
    brita: 11,8 latas;
    água: 2 latas .

    É o que posso ajudar no momento amigo, mas pesquise bem antes de executar qualquer estrutura de concreto, ligue para Concreteiras, para profissionais técnicos, tecnólogos e Engenheiros.
    Abraço e desculpe qualquer coisa!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Aguinaldo
    postou em Sáb, 07 Mai 2011, 14:33
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

      Para lajes e vigas eu uso 25 MPa o traço fica qualquer coisa em torno de :
      1 saco de cimento, 5 latas de areia, 6 latas de pedra (1:2,5:3).


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais