instalações hidráulicas e sanitárias
- Alexander Ribeiro
- postou em Sex, 06 Jun 2008, 16:07
- Visitante
Cris
Você poderá fazer da seguinte forma:
Método de perda de carga segundo norma NBR 5626.
O que você irá dimensionar: uma tubulação em que, todos os pontos de água fria possuem valores de pressões dentro da norma, você irá verificar o quanto de carga (pressão) o sistema irá perder.
Desenhe um esquema isométrico da tubulação do local onde você deseja dimensionar o sistema hidráulico, defina os pontos de água fria (tais como: lavatórios, vasos etc.), com suas respectivas alturas de referência, desde a alimentação (caixa d´água) até o último ponto de água fria. Enumere, no desenho isométrico que você fez, trechos da tubulação, que começa na caixa d´água
Após o desenho do esquema tenha em mãos a tabela da norma NBR 5626, tabela da figura A.1 - Anexo A, onde você deve preenche-la.
Você deverá verificar a pressão trecho a trecho
Na tabela temos:
coluna 1 se refere a cada trecho do sistema que você desenhou, o primeiro trecho é o que sai da caixa d´água, assim por diante.
A segunda coluna é a soma dos pesos dos pontos de água fria que depende de cada trecho, no caso do trecho que sai da caixa d´água, a soma dos pesos é total, ou seja , soma dos lavatórios, vasos etc, esses pesos estão indicados na tabela A1 - NBR 5626
Terceira coluna: Vazão , em litros por segundo, valor da vazão total demandada simultaneamente, obtida pela equação Q = 0,3 x raiz (soma dos Pesos), ou seja, a vazão depende dos pesos;
Quarta coluna: Diâmetro do trecho, em milímetros: valor do diâmetro interno da tubulação, esses valores são tabelados também, você pode estimar, tendo o cuidado de que a velocidade da tubulação não ultrapasse o limite da norma.
Quinta coluna: Velocidade, em metros por segundo: valor da velocidade da água no interior da tubulação, para encontrar a velocidade você deve ter em mãos um ábaco que contenha a relação diâmetro, vazão, velocidade e perda de carga, e não esquecer que você utiliza uma tubulação de plástico, no caso o PVC (Ábaco FAIR - WHIPPLE – HSIAO deve ser utilizado), você traça uma reta que passará pelo diâmetro e pela vazão, dai você vai obter os valores da velocidade e perda de carga.
Sexta coluna: Perda de carga, obtido através do ábaco descrito na quinta coluna, com mesmo processo.
Sétima coluna: diferença de cota (em metros)valor da distância vertical entre a cota de entrada e a cota de saída do trecho considerado, sendo positiva se a diferença ocorrer no sentido da descida e negativa no sentido da subida.
Oitava coluna: Pressão disponível, em quilopascal, pressão disponível na saída do trecho considerado, depois de considerada a diferença de cota positiva ou negativa
Nona coluna: Comprimento real do trecho da tubulação, em metros, medidos em planta ou esquema isométrico feito anteriormente.
Décima coluna: Comprimento equivalente da tubulação, em metros, você irá somar o comprimento total do trecho em questão mais os valores equivalentes de cada conexão, cada conexão possua um perda de carga equivalente em metros, e depende do diâmetro da tubulação
Décima primeira coluna: é o quanto de carga o trecho apenas com tubulação perdeu, ou seja, multiplica-se o comprimento total da tubulação (coluna 10) pela perda de carga unitária (coluna 6)
Décima segunda coluna: valor da perda de carga provocada por registros, válvulas e outras singularidades ocorrentes no trecho considerado, geralmente este item é preenchido em barriletes e início de distribuição do sistema hidráulico ( que é o nosso caso) e depende de uma fórmula.
Décima terceira coluna: Perda de carga total, em quilopascal, soma das perdas de carga verificadas na tubulação e nos registros e outros.
Décima quarta coluna: Pressão disponível residual, em quilopascal: pressão residual, disponível na saída do trecho considerado, depois de descontadas as perdas de carga verificadas no mesmo trecho.
Décima quinta: Pressão requerida no ponto de utilização ou no fim do trecho estudado, pode ser uma conexão ou um ponto de água.
O que significa este resultado: significa a pressão que o ponto possui após sofrer perda de carga ao longo do trecho (devido ao atrito entre a água e as perdas em curvas e conexões). Para os outros trechos será o mesmo processo, porem, a pressão inicial do trecho seguinte será a pressão do anterior calculado e assim por diante até chegar ao ponto de alimentação (chuveiro, lavatório, vaso etc).
Dica: verifique primeiro um chuveiro pois este está em uma posição desfavorável, o desnível dele é pequeno em relação aos outros
Espero ter ajudado em alguma coisa.