Sapatas+Estrutura


Responder Mensagem

Sapatas+Estrutura

ceciliaBBarros
postou em Seg, 22 Dez 2008, 08:28
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá, bom dia a todos!

    Estou fazendo uma construção e já estamos na fase da alvenaria, a poucos dias um vizinho me alertou sobre a profundidade das sapatas, como não conhecia sobre construção fui no que o pedreiro me disse, ele cavou 2,5metros e disse que fez "pé de galinha", antes de começar a fazer eu disse que vou construir dois pavimentos com laje nos dois, ele me falou que o que ele fez aguentaria sem problemas, estou insegura quanto a isso, precisarei refazer estas sapatas? ele deveria ter colocado radier em vez de "pé de galinha"?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Sapatas+Estrutura

    ncis
    postou em Seg, 22 Dez 2008, 10:01
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 54

      Olá cecilia,
      Esqueça o que o vizinho e o pedreiro disseram. Se seguir o projeto estrutural que o engenheiro fez, dará tudo certo.
      Se não tiver projeto estrutural ou algum engenheiro tocando a obra então a situação complica. O pedreiro não tem conhecimento científico para te dizer se as fundações aguentarão ou não. Simplesmente pergunte a ele qual a carga que cada sapata vai receber e a tensão admissível do solo. Isso é o mínimo que se deve saber para dimensionar uma sapata.
      Abs.

      robmag
      postou em Sex, 26 Dez 2008, 11:59
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Cara Cecília,

        As maiores cargas em uma construção estruturada localizam-se em sua região central, e também próximas à escadas e reservatórios.

        Em edificações de dois pavimentos, estas cargas centrais situam-se na faixa de 20 a 30 toneladas.

        Verifique primeiro se a sua fundação está bem dimensionada para estas regiões.

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural