Na luta contra as infiltrações


Responder Mensagem

Lia Vergueiro
postou em Sex, 05 Fev 2010, 11:52
Visitante

    gostaria de informações/indicações de empresas que realizam este tipo de impermeabilização com resinas flexiveis


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Na luta contra as infiltrações

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 05 Fev 2010, 15:55
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Já constatei por várias vezes que muitos casos de infiltrações são provocados não por falta de especificações ou erro de projeto, mas devido à redução nos custo com esses serviços, quando os empreendedores e/ou proprietários querem "enxugar" as despesas. Parece absurdo mas é verdade.

      ***
      Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      TROCAS DE MANTAS : FREQUENTE EQUÍVOCO

      Sylvio Rocha Nogueira
      postou em Dom, 14 Fev 2010, 13:12
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 19

        TROCAS DE MANTAS : FREQUENTE EQUÍVOCO

        A constante busca, pelo melhor produto impermeabilizante, será, sempre, postura profissional da maior importância.

        Ou seja: QUANDO se tratar, de fato, de um dano a ser evitado – ou reparado – pela ação de um desses produtos, tais cautelas farão toda a diferença.

        E porque insisto no “QUANDO” ?....

        Porque já “estou careca” de verificar que a maioria, absoluta, das infiltrações prediais, que encontro em minhas inspeções - sob terraços expostos, boxes de banho, etc –, ocorrem POR TRÁS e POR BAIXO da impermeabilização existente. De fato, vejamos:

        1 – Nenhuma elevação, de manta ou película moldada “in-loco”, pode elevar-se, nas periferias, além de uns 20 ou 30 centímetros, pois o emboço, por falta de chapisco, nestas faixas, “despencaria”.

        2 - Desejáveis inserções de mantas nos paramentos (paredes ou platibandas) raramente serão contínuas, pois pilares ou pilaretes não podem ser cortados.

        3 – Emboços, sobre elevações de mantas, raramente são armados; e quando o são, o “telamento” de reforço raramente se eleva até o emboço são (ancorado em chapisco), para assegurar a integridade da faixa.

        4 – A estanqueidade pluvial dos paramentos verticais – notadamete fachadas e muros divisórios – costuma ser muito precária, o que implica em absorção de chuva e em sua migração, via gravidade, pelo interior da parede. E as paredes de boxes, encharcadas dos dois lados, dispensam mais comentários.

        Resumo: tentem, nas próximas reformas, começar o trabalho por um teste de estanqueidade, restrito ao “reservatório” existente (como fazem, no final, todas as empresas do ramo), com simples tamponamento dos ralos e enchimento a mangueira; e preparem-se para algumas surpresas...

        Como as águas de São Pedro não se obrigam a chegar, ao plano impermeabilizado, da mesma forma que faz o enganoso enchimento (da rasa “piscina”) com mangueira de jardim, a culpa pelo freqüente “retorno” das infiltrações acaba sendo posta no lombo da equipe de fez a reforma.

        Quanto à garantia, habitual, de 5 anos: como esta se refere ao PRODUTO ( manta, emulsão, etc, etc ), o fabricante “tira o dele da reta”, jurando, também, que a falha “só pode ter ocorrido durante a aplicação”...

        Ora, se a chuva infiltrou-se POR TRÁS e SOB da camada vedante, garantias de 5, 50, ou 500 anos terão a mesma e ridícula utilidade.

        Outro absurdo, que tenho observado, é a obtusa inserção de tubos extensores, nos condutores pluviais, para assegurar a “perpendicularidade” da grelha coletora (ralo). Como se pode perceber, tal artifício tende a represar o “micro lençol freático” que flui sobre a manta (sob a camada de proteção mecânica), agravando o fenômeno da eflorescência calcária decorrente da natural (e inevitável) evaporação das chuvas que percolaram pela porosidade do piso acabado. Resultado: manchas esbranquiçadas e solturas de lousas...

        Mas o leigo quer porque quer: “- Vazou ?.. Troca a manta !!...”

        ( e as empreiteiras, por óbvio, festejam ...)

        _________________
        Sylvio Nogueira Arquiteto
        CREA 347-D/RJ – UFRJ/1966
        www.snogueira.com

        Lidia Girotto Rodrigues
        postou em Seg, 05 Abr 2010, 23:59
        Visitante

          Tenho um apto com inquilino e este ano o apto debaixo reclama que quando meu inquilino toma banho ele toma também ( já tive dois inquilinos e nunca houve reclamação desse tipo), a construção já possui mais de 5 anos, ao contrário da Eliane queria saber se posso usar este produto poliuretano fexivel em toda a área do box do banheiro.desde já agradeço. meu email: peterefofa@ig.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Akira
          postou em Sáb, 10 Abr 2010, 17:54
          Visitante

            Gostei do artigo. Preciso tratar estas patologias nas impermeabilizações da laje da indústria onde trabalho. Se puder passar os contatos de empresas de São Paulo que trabalhem com estas técnicas, me avise.
            Obrigado.

            Zapla
            postou em Sáb, 17 Abr 2010, 14:36
            Visitante

              Prezados,

              Aqui no RJ diversas obras com infiltração, sejam piscinas com água, jardineiras, lajes de varandas, garagens etc, estão sendo resolvidas pelo procedimento de injeção ou seja, sem quebrar !!! Super garantido. Quem desejar, pode enviar fotos dos problemas para faleconosco@zapla.com.br será um prazer responder.

              Allan
              postou em Dom, 18 Abr 2010, 12:10
              Visitante

                Onde eu compro esse produto? Qual é o nome e qual marca mais usada?
                Obrigado

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Alessandra
                postou em Seg, 26 Abr 2010, 20:27
                Visitante

                  Muito bom. Tenho problemas sérios em casa de infiltração abaixo das venezianas.
                  Como posso aplicar esse método?

                  adrianne
                  postou em Ter, 01 Jun 2010, 17:57
                  Visitante

                    você poderia indicar empresas em São Paulo que trabalhem com este produto ? estou com problemas de infiltração em minha cobertura...

                    Aleksander
                    postou em Qui, 22 Jul 2010, 10:46
                    Visitante

                      já usei este produto em alguns vazamentos, inclusive observei os aplicadores executarem o serviço.
                      A pergunta é como tenho acesso a compra dos equipamentos e materiais para entrar neste ramo? Achei interessante, se tiver alguma informação meu email é alekdomingos@click21.com.br


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Comentários sobre Artigos