Quantificar uma estrutura


Responder Mensagem

Quantificar uma estrutura

Leonardo_alpes
postou em Qua, 25 Fev 2009, 16:13
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá pessoal
    sou estudante de engenharia civil e trabalho na área de projetos.
    preciso quantificar um projeto e na parte de estrutura existem 4 itens q me deixaram com duvida:

    FORMA + ARMAÇÃO + CONCRETAGEM DE VIGA BALDRAME
    FORMA + ARMAÇÃO + CONCRETAGEM DE PILAR
    FORMA + ARMAÇÃO + CONCRETAGEM DE VIGA
    FORMA + ARMAÇÃO + CONCRETAGEM DE LAJE

    eu ja tenho os valores em metro cubico de concreto, mas os outros materiais não consigo achar uma forma de equalizar essa situação.
    Gostaria de saber como faço pra quantificar os outros componentes desses itens, usando TCPO por exemplo

    Desde já agradeço


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Dom, 01 Mar 2009, 15:49
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Você já calculou os volumes de concreto para todos os itens.

      As armaduras estão calculadas nos projetos, em kg (kgf). Se quiser considerar o arame recozido n.º 18, usado na amarração e montagem da ferragem, acrescente 3% do peso total dos ferros.

      De maneira geral a área de forma é a área de contato com o concreto, e se altera de acordo com os diversos elementos:

      1. Para vigas baldrames de seção retangular a área de formas (em m2) é a soma das duas faces laterais;

      2. Para os pilares a área total de formas é a soma das faces laterais mais a sobreposição de formas. Sendo de tábuas de 1"x12" (30 cm) esta sobreposição será de 1" (2,54 cm);

      3. Para vigas a área será a soma das faces laterais mais a área do fundo;

      4. Para lajes, a área de formas será a soma da área do fundo mais as faces laterais.

      Note que o preço unitário de cada tipo de forma, deve incluir os respectivos cimbramentos, escoramentos, amarraçõies e travamentos necessários, assim como os reaproveitamentos das formas.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais