Sou aluno de um curso técnico de edificações e tenho uma dúvida sobre o uso do Método de Custos Unitários PINI de Edificações ( RS/m2) apresentado no Guia da Construção. Preciso apresentar um orçamento para uma disciplina do curso, por isso adquiri a edição 123 de outubro de 2011.
Meu projeto é de um sobrado de 215 m2 de área (medida das plantas de prefeitura). Devo orçar duas opções de layout: A - pé-direito de 2,7 m ; e B - 3,10 m. O custo do projeto A será menor que o B.
Aí está minha dúvida, se eu escolher o "Sobrado Padrão Médio" - cujo valor global para São Paulo era de R$1.095,16, - ambas as obras não podem ser consideradas como de 215m2 e simplesmente multiplicadas por esse valor, não é verdade? Então, concluo que essa minha medição (a quantificação da área construída) deve seguir outro critério. Qual será esse critério de medição?
Suponho que devo na verdade aferir a área de cada uma das paredes, já que as opções têm pé-diretos diferentes, para chegar a área real, isto é, o que efetivamente será comprado e utilizado para levantá-las. Estou certo ou equivocado? Qual é a maneira correta de utilizar o R$/m2?
Desde de já agradeço a colaboração