Duvida sobre orcamento - como quantificar uma edificacao


Responder Mensagem

Duvida sobre orcamento - como quantificar uma edificacao

wpinheiro99
postou em Sex, 06 Jan 2012, 23:02
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Sou aluno de um curso técnico de edificações e tenho uma dúvida sobre o uso do Método de Custos Unitários PINI de Edificações ( RS/m2) apresentado no Guia da Construção. Preciso apresentar um orçamento para uma disciplina do curso, por isso adquiri a edição 123 de outubro de 2011.

    Meu projeto é de um sobrado de 215 m2 de área (medida das plantas de prefeitura). Devo orçar duas opções de layout: A - pé-direito de 2,7 m ; e B - 3,10 m. O custo do projeto A será menor que o B.

    Aí está minha dúvida, se eu escolher o "Sobrado Padrão Médio" - cujo valor global para São Paulo era de R$1.095,16, - ambas as obras não podem ser consideradas como de 215m2 e simplesmente multiplicadas por esse valor, não é verdade? Então, concluo que essa minha medição (a quantificação da área construída) deve seguir outro critério. Qual será esse critério de medição?
    Suponho que devo na verdade aferir a área de cada uma das paredes, já que as opções têm pé-diretos diferentes, para chegar a área real, isto é, o que efetivamente será comprado e utilizado para levantá-las. Estou certo ou equivocado? Qual é a maneira correta de utilizar o R$/m2?
    Desde de já agradeço a colaboração


    _________________
    Estudante Curso Técnico de Edificações

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sérgio Guimarães
    postou em Dom, 08 Jan 2012, 11:45
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

      Caro Wpinheiro99,

      O custo básico é um custo médio que vem associado a um padrão de acabamento, normalmente (popular, médio e alto). Esse custo serve apenas para estimativa do valor da obra, e normalmente é utilizado somente para se ter uma ordem de grandeza do valor, e possívelmente seja utilizado somente em estudos de viabilidade do empreendimento (obra).

      No seu exemplo, você só coseguiria saber a diferença de custo entre os dois casos se fizer pelo menos um orçamento detalhado dos itens cujos quantitativos alteram com a mudança do pé direito.

      Pelo que eu entendi, o propósito do seu professor é fazer com que você exercite a habilidade de orçar, e portanto é melhor que você faça de 'cabo a rabo' os dois orçamentos, e até faça uma análise do que muda em termos de valor com a alteração do pé-direito.

      Espero ter ajudado,
      Sérgio Guimarães


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais