Sondagem


Responder Mensagem

Sondagem

rsilveira
postou em Sex, 20 Mar 2009, 21:56
Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

    Olá,

    gostaria de saber sobre a necessidade de se fazer ou não sondagens de simples reconhecimento do solo para construção de uma casa de 2 andares?
    Sei da importância, mas o proprietário está reticente quanto à necessidade dessas sondagens!
    Gostaria de ouvir outras opiniões ou de alguem com experiência, já que sou um recém-formado!

    Muito obrigado

    Rodrigo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    semi josé andraus
    postou em Sáb, 21 Mar 2009, 18:26
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Rodrigo

      em toda obra não se brinca com segurança, acredito ser necessário realizar furos de sondagem, este custo em relação à obra torna insignificante.

      Semi Andraus

      robmag
      postou em Seg, 23 Mar 2009, 19:39
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Prezado Rodrigo

        Em um sobrado residencial de 2 pavs., as cargas que chegam às fundações através dos pilares estão entre 15 e 30 toneladas, sendo que as maiores localizam-se no centro da construção, ou ainda abaixo de escadas e caixas d'água.

        Nestes casos você terá que contratar uma firma local de fundações, que conhecendo a região da obra, irá indicar o tipo mais adequado, mesmo sem executar sondagens.

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br

        4ntunes
        postou em Seg, 23 Mar 2009, 21:21
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          A norma NBR 8036 estabelece as exigências mínimas de reconhecimento do solo. De acordo com esse documento, você deve fazer, no mínimo, 02 sondagens no local.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising