Sondagem


Responder Mensagem

Sondagem

rsilveira
postou em Sex, 20 Mar 2009, 21:56
Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

    Olá,

    gostaria de saber sobre a necessidade de se fazer ou não sondagens de simples reconhecimento do solo para construção de uma casa de 2 andares?
    Sei da importância, mas o proprietário está reticente quanto à necessidade dessas sondagens!
    Gostaria de ouvir outras opiniões ou de alguem com experiência, já que sou um recém-formado!

    Muito obrigado

    Rodrigo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    semi josé andraus
    postou em Sáb, 21 Mar 2009, 18:26
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Rodrigo

      em toda obra não se brinca com segurança, acredito ser necessário realizar furos de sondagem, este custo em relação à obra torna insignificante.

      Semi Andraus

      robmag
      postou em Seg, 23 Mar 2009, 19:39
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Prezado Rodrigo

        Em um sobrado residencial de 2 pavs., as cargas que chegam às fundações através dos pilares estão entre 15 e 30 toneladas, sendo que as maiores localizam-se no centro da construção, ou ainda abaixo de escadas e caixas d'água.

        Nestes casos você terá que contratar uma firma local de fundações, que conhecendo a região da obra, irá indicar o tipo mais adequado, mesmo sem executar sondagens.

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br

        4ntunes
        postou em Seg, 23 Mar 2009, 21:21
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          A norma NBR 8036 estabelece as exigências mínimas de reconhecimento do solo. De acordo com esse documento, você deve fazer, no mínimo, 02 sondagens no local.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Discordâncias...

          rsilveira
          postou em Seg, 23 Mar 2009, 22:58
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

            Pessoal,

            gostaria de agradecer as respostas dadas até o momento!
            Entretanto, existem os que acham necessário e os que não!

            Como falei anteriormente, acredito que seja necessário, mas como não tenho experiência, continuo no aguardo de novas opiniões...

            Atenciosamente,
            Rodrigo Silveira

            Erguel
            postou em Sex, 27 Mar 2009, 21:06
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

              eu acho que sondagem é necessário para qualquer tipo de obra, para os clientes que não querem fazer porque acham um custo desnecessário, eu dou o seguinte exemplo:

              - Se for em um dentista e reclamar de uma dor nos dentes, o dentista sem olhar dentro da sua boca dá uma solução que pode ser tratamento de canal, uma simples cárie, ou deve extrair um determinado dente. Tudo isso sem olhar dentro da sua boca.

              Com solos acho a mesma coisa, como vou dar uma solução de fundação se não sei o que esta abaixo ?

              Tente conversar e explicar para o cliente, talvez consiga convencê-lo.

              _________________
              ERGUEL ENGENHARIA LTDA.
              Engº Eduardo R Miguel
              Tel.(19) 3427-1770
              e-mail: eduardo@erguel.com.br
              www.erguel.com.br

              custo

              apsmoreira
              postou em Ter, 31 Mar 2009, 23:48
              Usuário Novato | Mensagens: 1

                Nao sou engenheiro mas gostaria de saber:
                quanto custa em media uma sondagem?
                terreno é lote padrao 12x30
                um amigo meu, eng civil, me convenceu que é impossivel construir minha casa sem antes saber a topografia (curvas de nivel) e sem saber o que temos no sub-solo do lote.
                E que economizar nesse area pode sair caro ou por problemas futuros ou por gastos desnecessarios na fundacao.

                agradeco desde já os comentarios.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: custo

                semi josé andraus
                postou em Qua, 01 Abr 2009, 23:20
                Usuário Novato | Mensagens: 2

                  apsmoreira escreveu:Nao sou engenheiro mas gostaria de saber:
                  quanto custa em media uma sondagem?
                  terreno é lote padrao 12x30
                  um amigo meu, eng civil, me convenceu que é impossivel construir minha casa sem antes saber a topografia (curvas de nivel) e sem saber o que temos no sub-solo do lote.
                  E que economizar nesse area pode sair caro ou por problemas futuros ou por gastos desnecessarios na fundacao.

                  agradeco desde já os comentarios.




                  Caro aps

                  Com terreno nestas dimensões, voce deverá gastar torno de 1.000,00 para dois furos de sondagem.

                  Com relação à topografia, seu amigo está correto em pedir a topografia do terreno, ainda que não tenha um desnível acentuado. A topografia complementa informações de suma importância, além dos desníveis fornecidos, deverá constar a real posição das divisas (implantação do terreno com planta de loteamento e fechamento de quadra), já presenciei problemas sérios de confrontação, após inicio da obra.


                  boa sorte



                  Semi Andraus

                  pgama
                  postou em Qua, 13 Mai 2009, 14:07
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Caro Rodrigo,

                    Esta questão é muito simple.
                    Se ele não realizar as sondagens, certamente as fundações serão muito majoradas, ou seja, o custo que ele acredita estar economizando será muito maior.

                    Att.

                    Paulo Gama

                    Custo da sondagem em terreno 12 x 30

                    rcvid
                    postou em Qui, 21 Mai 2009, 23:52
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                      Caro Moreira,

                      Geralmente é cobrado a mobilização em torno de 800,00 + m de furo, sendo obrigatório o pagamento mínimo de 30m, sendo o preço do furo entre 30,00 e 40,00, exemplo:
                      02 furos - 1° com 12m e 2º 10m , total 22m, porém deverá ser pago o seguinte: 800,00 ( mobilização) + 30m (mínimo para pagamento)x 40,00 = 2.000,00

                      um abraço

                      Roberto


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural