Sondagem


Responder Mensagem

Sondagem

Elio
postou em Qui, 30 Jul 2009, 11:33
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia.
    Estou em processo final do projeto de uma casa de 2 pavimentos de 225 m2 e adquiri o estudo do solo do terreno ao lado, neste o engenheiro orientou a bater estaca em todo o terreno.
    Meu terreno tem 557,00 m2.
    Estou em dúvida se faço a sondagem ou se pulo essa estapa e já parto para a colocação das estacas.
    Dados do terreno ao lado:
    profundidade: 4.00 Areia degranulometria variada, silto-argilosa, pouco compacta e medianamente compacta, marrom e cinza.
    profundidade: 5.00 argila siltosa, muito mole, cinza escuro.
    profundidade: 5.90 areia fina silto-argilosa, pouco compacta, cinza.
    profundidade: 6.55 Argila marinha arenosa, muito mole, cinza escuro.
    profundidade: 11.90 Areia de granulometria variada silto-argilosa, mediamente compacta, marrom amarelado e cinza.
    profundidade: 14.00 Argila siltosa, mole, marrom e cinza.
    profundidade: 18.85 argila arenosa, mole e cinza claro.
    profundidade: 19.38 areia fina silto argilosa muito compacta e compacta, marrom e cinza.
    profundidade: 22.00 areia grossa com predegulhos, muito compacta e med compacta, marrom e cinza.
    profundidade: 25.50 limite sondagem

    Qual o custo que teria para efetuar a sondagem do meu terreno?
    Qual o custo para implantação de estacas para uma casa de 225 m2?
    Se puderem me ajudar agradeço.
    Obrigado.
    Elio


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sondagem

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 31 Jul 2009, 07:13
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Elio,

      Acredito não ser uma atitude correta, uma vez que os terrenos podem apresentar formações e composições diferentes e consequente resistência aos esforços também diferentes.

      Não entendi bem, até porque não sei e nem você informou detalhes sobre a obra do terreno vizinho. Mas por norma há que ser considerado entre outros fatores, a quantidade de estacas, as distâncias entre elas, a localização e a profundidade, inclusive considerando o projeto arquitetônico nos pontos onde há maior solicitação de carga.

      A norma estabelece: "...Em quaisquer circunstâncias o número
      mínimo de sondagens deve ser:
      a) dois para área da projeção em planta do edifício
      até 200 m2;
      b) três para área entre 200 m2 e 400 m2."


      Quanto ao custo, melhor você fazer um orçamento em sua localidade.

      Sugiro ainda que você contrate um profissional para fazer o planejamento de sua obra, inclusive avaliar esta situação da análise do solo.

      Se desejar maiores esclarecimentos entre lá em meu Fórum (CONHECENDO OBRAS).


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 14:20, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Aguinaldo
      postou em Qua, 05 Ago 2009, 05:49
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

        Ola !

        No meu terreno, aqui no Sul de Minas, paguei R$ 20, 00 por metro no furo da sondagem e R$ 13,00/m na estaca de 20 cm.
        Por cada 10 m de profundidade foram 3 sacos de cimento + pedra e areia + uma vara de ferro 10 mm. Para saber o custo é só multiplicar o número de estacas vezes prufundidade.

        O melhor eu acho é sondar seu terreno, pois no meu exemplo fiz dois furos, um deu 17 m o outro 13 o de 17 encontrou um lençol d'agua que inundou o terreno todo.
        Os furos estão afastado somente 6 metros.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais