CALCULO DE LAJE - ajuda


Responder Mensagem

CALCULO DE LAJE - ajuda

ESIO FEITOSA
postou em Ter, 07 Out 2014, 13:47
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde, sou estudante de engenharia e me deparei com uma duvida em relação a uma laje que estou projetando. Ela é armada em um única direção. Minha duvida é em qual direção ela deverá ser armada , na direção do maior vão com a barra de aço mais comprida , ou na direção do menor vão , com a barra de aço menos comprida, pois na minha lógica ela irá fletir no sentido do maior vão , pois essa laje está apoiada em 3 vigas que formam um 'U' abaixo dela !


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: CALCULO DE LAJE - ajuda

    escoladesoftware.com
    postou em Ter, 07 Out 2014, 18:44
    Colaborador Nível 2 | Mensagens: 319

      Esio,

      Conforme NBR 6118: 2014

      a laje é calculada como se fosse um conjunto de vigas-faixa na direção do menor vão. Na direção do maior vão, coloca-se armadura de distribuição, com seção transversal mínima dada pela Norma.

      Nas lajes maciças armadas em uma ou em duas direções, toda a armadura positiva deve ser levada até os apoios, não se permitindo escalonamento desta armadura. A armadura deve ser prolongada no mínimo 4 cm além do eixo teórico do apoio.

      A armadura de distribuição, nas lajes armadas em uma só direção, deve ser igual ou superior a 20% da armadura principal, mantendo-se, ainda, um espaçamento entre barras de no máximo 33 cm.



      ESIO FEITOSA escreveu:Boa tarde, sou estudante de engenharia e me deparei com uma duvida em relação a uma laje que estou projetando. Ela é armada em um única direção. Minha duvida é em qual direção ela deverá ser armada , na direção do maior vão com a barra de aço mais comprida , ou na direção do menor vão , com a barra de aço menos comprida, pois na minha lógica ela irá fletir no sentido do maior vão , pois essa laje está apoiada em 3 vigas que formam um 'U' abaixo dela !


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural