Duas casas no mesmo terreno


Responder Mensagem

Duas casas no mesmo terreno

Aline Olegário
postou em Qua, 04 Fev 2015, 11:17
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Olá pessoal, preciso de ajuda.
    Tenho um terreno 30x15 e pretendo construir duas casas nele(uma grande e uma pequena). Mas no momento vou construir apenas a casa pequena,pra sair do aluguel e então juntar dinheiro para a casa grande. Minha dúvida é, faço logo o projeto para as duas casas ou faço apenas para a casa pequena e depois faço uma alteração para incluir a outra? obs: a casa grande pode demorar uns dois anos pra sair do papel. Desde já obrigada.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mauromarc
    postou em Qua, 04 Fev 2015, 13:37
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

      Boa tarde,

      Se o seu terreno for de esquina, um futuro desmembramento ficará bom. Agora caso seja de meio de quarteirão você terá a opção de desmembrar a metade ou o minimo permitido pela prefeitura de sua região.
      Se construir duas no mesmo terreno, pode ter problemas com a caixa em um futuro financiamento (Se você for vender para alguém que esteja financiando). Ela não aceita duas ou mais edificações no mesmo lote. Uma colega minha teve que demolir uma casa de fundo para conseguir o financiamento.
      Tenho um colega que comprou um terreno aqui na minha região, quase com as características do seu com as dimensões de 12 x 30m.
      Ele me procurou e desmembramos em dois: 01) 7x30m e 2)5x30m, minimo permitido por aqui. Construiu na área maior e estava vendendo o menor.
      A ideia inicial dele também era essa, construir duas casas no mesmo terreno. Mas depois viu que era mais negócio desmembrar mesmo e evitar outros problemas, como perda de privacidade também.

      Abraços.

      Att

      _________________
      Mauro Marcelo Correa
      Engenheiro Civil
      Cel: (35) 9 9831-9764
      E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

      Aline Olegário
      postou em Qua, 04 Fev 2015, 14:06
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Ele é de esquina. Não sabia que a Caixa não financia duas casas no mesmo terreno. No meu caso, quando eu conseguir construir a casa maior, minha sogra virá morar na casa pequena. Mas é interessante essa informação de desmembrar antes o terreno. É melhor desmembrar e depois construir com um projeto pra cada lote ou primeiro construir e se um dia for vender aí sim desmembrar?

        mauromarc
        postou em Qua, 04 Fev 2015, 14:21
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

          Boa tarde,

          Isso é questão de custo e gasto. Se você não quiser gastar com desmembramento, por causa dos custos que já vai ter com a obra, basta respeitar a futura divisa, não construindo janelas ou aberturas, respeitando se um espaço minimo de 1,50m desta divisa. Se for ter parede, sem abertura, considerar com espessura de 20cm e também não pode deixar beiral ou telhado passando para o futuro terreno e pode fazer o desmembramento depois.
          Meu colega optou por já deixar tudo pronto, pois ele já estava pensando em negociar o outro terreno no momento.

          Abraços

          Att

          _________________
          Mauro Marcelo Correa
          Engenheiro Civil
          Cel: (35) 9 9831-9764
          E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Aline Olegário
          postou em Qua, 04 Fev 2015, 21:59
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            Muitíssimo obrigada pelas dicas Mauro Correa. Smile

            Visitante
            postou em Sex, 09 Nov 2018, 22:05

              Olá boa noite gostei muito da conversa em relação ao desmembramento de terreno,tenho um terreno 10×20 é queria fazer 2 casas em um só terreno,mas ia fazer uma parede dividindo os 2🙁👍será que vai ter problemas?????????


              Responder Mensagem


              Construção civil, discussões gerais