Licitação publica, 2 empresas e o mesmo engenheiro.


Responder Mensagem

Licitação publica, 2 empresas e o mesmo engenheiro.

jeffersonag
postou em Qua, 08 Mai 2013, 22:57
Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

    Boa noite,

    É muito bom poder contar com a ajuda do pessoal do fórum, então estou aqui mais uma vez com uma dúvida, para mim que sou iniciante pode ser grande a dúvida,mas creio que para quem é da área a muito tempo vai ser fácil responder.

    Eu gostaria de saber se 2 empresas que tem o mesmo responsável técnico(Engenheiro Civil), tem ou poderá ter algum problema ao participar de uma mesma licitação pública? sendo que os sócios das mesmas não são parentes ou os mesmos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Licitação publica, 2 empresas e o mesmo engenheiro.

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 09 Mai 2013, 09:36
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Jefferson,

      Boa pergunta, para uma situação quase inusitada. Legalmente, não sendo o engenheiro participante societário dambas as empresas, não vejo problemas e não me recordo de haver alguma restrição legal. Embora eticamente não creio seja de bom tom, tal situação, já que certamente o responsável técnico deverá constar na documentação/propostas de ambas as empresas. Ou seja: Me parece que a mesma pessoa participará na elaboração técnica dos preços. Seria difícil não have lisura em um processo licitatório com esta ocorrência. Por outro lado, não precisaria ter muita perícia para os demais concorrentes repugnarem ou excluirem estas duas empresas do processo.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      jeffersonag
      postou em Qui, 09 Mai 2013, 11:02
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

        Era o que eu imaginava, somente não sabia que deveria ser declarado o nome do responsável na documentação/propostas. Como aqui é cidade pequena e creio que todos querem participar, então não sairia realmente de bom tom.. Prejudicando, pois existi uma carência de engenheiros e muitas das empresas procuram profissionais de outras regiões próximas. Muito obrigado pela resposta clara e me tirou outras duvidas também.

        Licitação publica, 2 empresas e o mesmo engenheiro.

        IsaacdeCristo
        postou em Qua, 15 Mai 2013, 21:56
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Jefferson,

          Vale a pena dar uma lida na lei 8666/93 e se inteirar mais sobre licitações. Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          jeffersonag
          postou em Seg, 20 Mai 2013, 13:58
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

            Ok,muito obrigado!


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais