Elevação de Parede Interna: alicerce obrigatório?


Responder Mensagem

Elevação de Parede Interna: alicerce obrigatório?

rgondim
postou em Dom, 10 Mai 2015, 14:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

    Em minha construção tenho uma corredor que gostaria de ampliar em 10cm. Ocorre que esta parede possui um alicerce (construído com pedra, argamassa e acima uma cinta de ferro/concreto). Mantendo a parede em cima da cinta, o deslocamento poderá ocorrer em até 5cm.

    Minha dúvida é se (em caso de deslocar a parede em 10cm - e levando em conta que é uma parede interna), necessito ter um alicerce com as mesmas características para erguer esta parede?

    Muito obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    EngClaudio
    postou em Dom, 10 Mai 2015, 17:31
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      rgondim escreveu:Minha dúvida é se (em caso de deslocar a parede em 10cm - e levando em conta que é uma parede interna), necessito ter um alicerce com as mesmas características para erguer esta parede?


      A resposta é sim. Na verdade o alicerce desta parede também precisa ser deslocado, neste caso, refeito.

      Saudações.

      rgondim
      postou em Dom, 10 Mai 2015, 19:06
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

        Claudio, obrigado pelo retorno.

        E se o deslocamento ocorrer de forma que a parede fique no limite da cinta de concreto, há problema de segurança?

        EngClaudio
        postou em Dom, 10 Mai 2015, 23:14
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

          rgondim escreveu:Claudio, obrigado pelo retorno.

          E se o deslocamento ocorrer de forma que a parede fique no limite da cinta de concreto, há problema de segurança?


          A condição ideal é que a alvenaria acompanhe o eixo da baldrame, contudo não vejo problemas em executá-la na borda.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Elevação de Parede Interna: alicerce obrigatório?

          IsaacdeCristo
          postou em Seg, 11 Mai 2015, 16:07
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Caro RGodim,

            Conforme respondi em outro tópico de sua autoria, não vejo necessidade de aumentar a largura deste corredor. Também do ponto de vista estrutural o ideal é que a carga da parede seja distribuída no centro da viga.

            Boa sorte!

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


            Responder Mensagem


            Construção civil, discussões gerais