Dúvidas em Pré-Dimensionamento De Lajes e Baldrame


Responder Mensagem

Dúvidas em Pré-Dimensionamento De Lajes e Baldrame

Zambrin
postou em Ter, 02 Jun 2015, 18:44
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá, estou fazendo um trabalho para a faculdade, e precisamos fazer o pré-dimensionamento de uma casa com térreo e primeiro andar. Porém estou com algumas dúvidas, acho que construtivas, para fazer esse cálculo.

    - As lajes do térreo são apoiadas nas vigas baldrames ou direto no solo? Se for direto no solo é preciso dimensioná-las também?
    - No térreo, eu considero que as vigas baldrame se apoiam nos pilares ou direto no solo? O pré-dimensionamento é igual das vigas comuns?
    - Na parte da cobertura, eu coloco lajes e vigas em tudo ou somente onde tem caixa d'água?

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Qui, 04 Jun 2015, 17:13
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Zambrin: se for necessário laje no térreo, elas podem ou não se apoiar em vigas, depende do caso (em geral, sobre solo firme basta um simples contrapiso e sem engastes). Baldrames suportam apenas paredes, são calculados como vigas e apoiados em pilares ou direto em sapatas ou blocos (em geral, sobre um solo bom, abdica-se de estruturar em concreto armado e, adotando paredes portantes, usa-se apenas sapata corrida. A cobertura em laje é escolha: cobrir tudo ou uma parte depende do critério econômico ou pessoal.

      Zambrin
      postou em Sáb, 06 Jun 2015, 19:50
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigado!


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural