IsaacdeCristo escreveu:Prezados amigos e colegas,
Sou formado em Arquitetura e Urbanismo e atualmente estou perto de terminar Engenharia Civil. Tenho observado várias grades curriculares de Engenharia Civil e até o presente momento não vi nelas nenhuma disciplina que ENSINE PROJETO ARQUITETÔNICO, mesmo que seja de pequeno porte. No entanto todas as grades que observei tratam de Desenho Arquitetônico, o que , claro, NÃO É A MESMA COISA. Aliás, todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo também tem esta disciplina, cujo objetivo é levar o estudante (de Engenharia Civil ou de Arquitetura) a lidar com Desenho Arquitetônico, saber suas normas, manuseá-lo, entender e interpretar o projeto que através dele se expressa, etc.
A Lei 12.378 de 31 de dezembro de 2010 determina em seu artigo 3º, conforme consta na postagem inicial, "...os campos da atuação profissional para o exercício da arquitetura e urbanismo são definidos a partir das diretrizes curriculares..." . Claro que este princípio vale para todos os cursos, no mundo.
Então a minha pergunta é: Alguém aí pode me dizer se há algum curso de Engenharia Civil, cuja grade curricular tenha pelo menos uma disciplina que ENSINE PROJETO ARQUITETÔNICO?
Se há, então claramente, não há o que discutir, pois o profissional formado nesta instituição, pode, legalmente, fazer projeto de arquitetura.
Isaac, assim como você, estou perto de me formar em Engenharia Civil, porém ao invés de ser formado em Arquitetura e Urbanismo, sou formado em Engenharia de Produção. Pelos dizeres da Lei em questão, acredito que após formado poderei sim assinar Projetos de Arquitetura.
Coloquei em anexo a ementa de três disciplinas do curso de Engenharia Civil que estou cursando.
O que você acha? Concorda com o meu ponto de vista, ou acha que essas disciplinas não se enquadram no que é exigido pela lei?
Ementas:
Desenho Arquitetônico e Topográfico
web.unifoa.edu.br/portal/plano_ensino/print_pe.asp?cd=57205&p=20141
Urbanismo
web.unifoa.edu.br/portal/plano_ensino/print_pe.asp?cd=56274&p=20141
Arquitetura
web.unifoa.edu.br/portal/plano_ensino/print_pe.asp?cd=58617&p=20142