Prédio antigo: viga apoiada sobre parede?


Responder Mensagem

Prédio antigo: viga apoiada sobre parede?

Dom Cielo
postou em Qui, 09 Jul 2009, 23:21
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá a todos,
    estou planejando algumas reformas num apartamento que acabei de comprar e penso em aumentar o banheiro deslocando uma parede. Minha dúvida é a seguinte: percebi que há uma viga no alto da parede onde está a porta. Ela parece se iniciar sobre a parede externa do prédio e corta o corredor após "sair" do banheiro, desaparecendo ao encontrar a parede do quarto ao lado do corredor. Não se assustem, vou chamar um engenheiro antes de fazer qualquer coisa, mas gostaria de saber se há chance de ser uma viga de sustentação, pois sempre imaginei que as vigas se apoiam apenas em colunas. O prédio em questão tem uns 50 anos e aparenta ter uma excelente estrutura. Obrigado desde já.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Prédio antigo: viga apoiada sobre parede?

    Nereu
    postou em Sex, 10 Jul 2009, 11:00
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      Dom Cielo escreveu:Olá a todos,
      estou planejando algumas reformas num apartamento que acabei de comprar e penso em aumentar o banheiro deslocando uma parede. Minha dúvida é a seguinte: percebi que há uma viga no alto da parede onde está a porta. Ela parece se iniciar sobre a parede externa do prédio e corta o corredor após "sair" do banheiro, desaparecendo ao encontrar a parede do quarto ao lado do corredor. Não se assustem, vou chamar um engenheiro antes de fazer qualquer coisa, mas gostaria de saber se há chance de ser uma viga de sustentação, pois sempre imaginei que as vigas se apoiam apenas em colunas. O prédio em questão tem uns 50 anos e aparenta ter uma excelente estrutura. Obrigado desde já.


      Não tem condições de uma viga apoiar-se apenas na(s) parede(s), a não ser que a estrutura do prédio seja de alvenaria estrutural. Talvez esta viga esteja engastada em outras duas, em uma viga na parede externa e em outra na perede do quarto, algo como um "H", ou em algum pilar oculto na parede. Realmente é difícil chegar a alguma conclusão sem verificar pessalmente.

      Se existe uma viga realmente, sem dúvidas, tem alguma função estrutural.


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais