Laje apoiada em parede de tijolos maciços.


Responder Mensagem

Laje apoiada em parede de tijolos maciços.

starback
postou em Qui, 27 Ago 2009, 09:55
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia a todos, tenho a seguinte dúvida: Gostaria de colocar uma laje em uma casa cujas paredes externas são de tijolos maciços (tripla, largura equivalente a um tijolo e meio), gostaria de confeccionar a viga diretamente embutida na parede (entrando uns 10 cm) e fazer a laje engastada na mesma, a viga teria a função de amarração das paredes e de distribuir o peso da laje uniformemente pelas mesmas, como o vão é de pouco menos de 6 metros estou pensando em usar laje H12 ou a chamada pré-laje (suporta vão de 6 metros ou pouco mais). Não pretendo colocar outros apoios (tipo pilares), pretendo fazer o preenchimento com isopor, alguém sabe onde encontro tabelas com a resistência à carga de paredes de tijolos maciços (até agora só encontrei resistência de baldrames de tijolos maciços). então seriam duas lajes, a casa tem parede de tijolos (tripla no primeiro pavimento), à partir daí o segundo já é com uma única carreira (dobrada), posso fazer a mesma coisa para a laje superior? Desde já, grato pela ajuda.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Laje apoiada em parede de tijolos maciços.

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 27 Ago 2009, 10:08
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Starback,

      Eu gostaria de opinar sobre este assunto mas seria melhor se você mostrasse pelo menos as plantas da edificação. Se puder responda também sobre: O solo(análises, tipo, etc..); Se a obra é antiga; Indique também pés-direitos dos pavimentos, etc... Se possível poste este tópico lá no Fórum Conhecendo Obras.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 15:03, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Não tenho plantas da edificação

      starback
      postou em Qui, 27 Ago 2009, 11:34
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        As paredes estão apoiadas sobre baldrames feitos com pedras, a estrutura é antiga, os tijolos maciços estão em perfeito estado.


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural