Programa Minha Casa Minha Vida...


Responder Mensagem

Programa Minha Casa Minha Vida...

IsaacdeCristo
postou em Seg, 20 Jul 2009, 09:13
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    Caros Amigos,

    Uma das bolas da vez para nós, profissionais da Construção Civil e para a sociedade de modo geral é o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Disponibilizei em meu site a Lei que institui este programa e outras leis relacionadas à Construção Cilvil.

    Você pode ainda sugerir assuntos, cuja Lei ou Norma à qual o mesmo se relaciona, você gostaria de conhecer.


    Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 14:03, num total de 4 vezes

    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Programa Minha Casa Minha Vida...

    leodafonte
    postou em Ter, 02 Mar 2010, 19:58
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      IsaacdeCristo escreveu:Caros Amigos,

      Uma das bolas da vez para nós, profissionais da Construção Civil e para a sociedade de modo geral é o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Disponibilizei em meu site a Lei que institui este programa e outras leis relacionadas à Construção Cilvil.

      Você pode ainda sugerir assuntos, cuja Lei ou Norma à qual o mesmo se relaciona, você gostaria de conhecer.

      ***


      Olá IsaacdeCristo,

      Sou novo aqui no forum. Tenho uma grande dúvida que gostaria de tirar com você ou com os outros colegas do forum que tenha a resposta. Bom, sou de Recife-PE e tenho um bom terreno localizado num municipio próximo da capital que estou negociando com algumas construtoras habilitadas pela Caixa Economica p/ a contrução através do Programa Minha Casa Minha Vida. Inicialmente o terreno pela análise técnica, sendo aprovado e avaliado pela Caixa e o valor em R$ 1 milhão. Estou fechando com uma construtora a parceria nesse projeto através do programa MCMVp/ a construção de blocos habitacionais com a faixa de 0-3. A construtora me informou que o valor correspondente ao meu terreno NÃO será paga antes do inicio das obras, ou seja, a Caixa Economica não repassa o dinheiro do proprietário do terreno no início. A contrutora me informou que o valor do terreno, ou seja, os 1 milhão seria deluido nos numeros de apartamentos que serão construidos e que ela só ira nos pagar a medida que os contratos de vendas dos apartamentos forem sendo fechados/vendidos. EXEMPLO:

      Valor do terreno - 1 milhão
      nº de apartamentos contruidos no terreno - 100 apto.

      A medida que os contratos forem sendo fechados, o proprietario do terreno iria recendo 10 mil por apartamento até chegar os 1 milhões e os 100 apto que serão construidos nos blocos.

      No aguardo.

      Att,

      Leonardo

      Re: Programa Minha Casa Minha Vida...

      lufimedeiros
      postou em Qua, 03 Mar 2010, 12:17
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

        Olá Leonardo,

        O programa MCMV da CEF, no tocante a pessoas com renda de 0 até 3 SM, tem particularidades que empreendimentos destinados a faixas de rendas maiores até o limite do programa 3 até 10 SM nao possuem. Por exemplo, neste caso quem oferece a demanda é o Municipio onde esta sendo realizado o empreendimento, o subsidio para o mutuário na compra do imóvel é bem maior (existe contribuição do Municipio/Governo Federal). As exigências na contratação da Construtora são menores devido a estes fatores.

        No seu caso a Construtora/Incorporadora já deu entrada na "Análise Prévia" do empreendimento? Se sim, a CEF já avaliou o Terreno?

        Você deve procurar melhor esta informação pois se não me engano no caso do programa destinado a rendas de 0-3 SM, o valor do Terreno é repassado integralmente no início.

        Para outras faixas de renda, dependendo do modelo utilizado (Financiamento a Produção ou Venda na Planta), realmente existe essa possibilidade de pagamento mediante as vendas pela fração ideal de terreno da unidade vendida. Procure participar de alguma reunião da Cosntrutora com a Superintendência de Habitação da CEF a qual entrarão com o projeto para dirimir suas dúvidas com mais clareza.

        Abraços,
        Luiz Filipe

        leodafonte
        postou em Qua, 03 Mar 2010, 19:40
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Olá lufimedeiros,

          Sim, a CEF fez a "análise prévia" e avaliou o terreno em 1milhão. Acontece que 2 construtoras me disseram coisas diferentes. Uma me informou que o valor é repassado integralmente no inicio. Já a outra construtora (que estamos mais próximos de fechar) nos informou que o pagamento seria mediante as vendas pela fração ideal de terreno da unidade vendida. E agora ????

          Qual o departamento da CEF que posso tirar essa dúvida em definitivo ?

          Abraço,

          Leonardo

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          lufimedeiros
          postou em Qui, 04 Mar 2010, 11:41
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

            Existem as duas possibilidades, tudo depende do modelo de execução do empreendiento na CEF.
            Como expliquei existem muitas diferenças dentro do próprio programa MCMV...

            Você deve procurar a plataforma de habitação.
            Aqui no RJ por exemplo existem escritórios descentralizados, tipo Superintendencia Oeste, Sul, etc. e, o escritório Central.

            Procure a Superintendencia de Habitação correspondente a região do empreendimento (se for o caso ai) ou veja com uma das Construtoras para marcar uma reunião conjunta no escritorio ao qual eles pretendem entrar com o projeto. O importante é procurar alguem da plataforma de habitação, não adaianta Analista, Gerente, etc...

            Espero ter ajudado.

            Abraços

            dd
            postou em Sáb, 31 Jul 2010, 02:01
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              Para conhecimento dos amigos foristas, houve algumas pequenas mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida (http://www.imoveisimobiliaria.net/2010/07/31/programa-minha-casa-minha-vida-medida-provisoria-497/), através de medida provisória.

              Abraço!

              Financiamento pela Caixa

              lara
              postou em Seg, 02 Ago 2010, 20:38
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                OI pessoal
                Estou legalizando uma casa para comprá-la pela Caixa Econômica Federal (CEF). Mas esta casa possui uma janela na divisa. Esta janela encontra-se neste lugar a quase 40 anos. Foi o proprietário do terreno da divisa que permitiu que a mesma fosse construída. Será que a CEF aprovaria esta casa. Esta janela esta de forma ilegal, pesar destes quase 40 anos de existência? Existe lei para resguardar à aquisição deste imóvel com esta janela?

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Construção civil, discussões gerais