carlosaitaf escreveu:Olá,
Sou graduando em Engenharia Civil e gostaria de saber se posso usar livros mais antigos para o estudo de concreto armado, em outra norma como o Construções de Concreto de Leonhardt ou Hormigón Armado de Montoya e numa norma mais antiga como os do Lauro Modesto e do Süssekind. Esses livros possuem detalhes que os mais novos não têm, então gostaria de saber quais cuidados devo tomar ao estudar por esses livros. Entre Süssekind e Lauro Modesto, qual o mais indicado?
Obrigado
Pode utilizar, o que modificou são critérios específicos.
Em normas mais antigas antigas era possível pilares com 12cm por exemplo, hoje é obrigatório no mínimo 14cm.
Os coeficientes de fluência foram levemente alterados.
As lajes maciças precisam de no mínimo 7cm de espessura, e 8cm ou 10cm em muitos casos que antes era permitido menos.
Imagine um engenheiro brasileiro que vai a Europa sem nunca ter lido o Eurocode, os anos de experiência dele com certeza vão permitir dimensionar estruturas, mas algumas ideias do dimensionamento vão ser diferentes, mas ele vai saber muito mais que alguém sem experiência.
Inclusive, muito do que eu li é do início do século XX, Timoshenko, Morsch, etc... Autores que com certeza não sabiam da NBR 6118:2014, mas que ensinaram conhecimentos fundamentais de dimensionamento, que depois, com detalhes da norma, permitem dimensionamento completo.
Não li nem Sussekind nem Modesto, entre autores brasileiros, recomendo Bastos e Araújo. Mas sempre vindo da base, não adianta ler sobre concreto armado se você não domina estática e entende de hiperestática.