CYPE - Norma 6118:2007


Responder Mensagem

CYPE - Norma 6118:2007

JFerr
postou em Qui, 22 Nov 2012, 15:07
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde.

    Sou projectista estrutural em Portugal e neste momento encontro-me a fazer uns dimensionamentos de edifícios para o Brasil.

    Trabalho com diversos softwares de entre os quais o CYPE. Assim, e tendo em conta que o mesmo tem a norma brasileira 6118 tentei perceber todas as verificações que o mesmo faz. Uma das verificações que o programa faz, é que, em meu entender não esta de acordo com a norma brasileira é a seguinte:
    Nas vigas, o programa verifica o ponto 13.2.3, sobre a majoração de cargas para Pilares com dimensões inferiores a 0.19m.
    Anexo uma imagem de um exemplo onde todos os pilares têm dimensões maiores do que 19cm, mas a viga em questão tem secção de 0.14x0.70 e onde essa verificação está a ser realizada. Penso que na viga nao deviamos fazer esta verificação, ou não é bem assim?Falaram-me deste fórum para tentar dissipar a duvida uma vez que sendo muitos dos utilizadores projectistas de estruturas no Brasil, estarão por certo mais dentro do tema do que eu.

    Afinal nao vai imagem porque nao tenho ranking suficiente Mad
    Agradeço desde já qualquer comentario positivo para esta analise.
    Abraços


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    JFerr
    postou em Ter, 27 Nov 2012, 15:13
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Boa tarde.
      Já resolvi a questão acima enunciada.

      No entanto tinha outra questão relativamente ao processo construtivo usado no Brasil para as lajes cogumelo. Estou a usar um bloco recuperável da marca ATEX.
      Nestas lajes é usual ter as nervuras todas com a mesma largura, mas reparei que nos projectos brasileiros existem umas nervuras mais largas, que são designadas por faixas de escoramento.
      As questões que tenho são:
      Estas faixas são regulamentares? Qual o artigo ou norma que posso consultar para este efeito?
      Estas faixas têm só como função o escoramento? Ou no meu entender estas zonas mais largas e eventualmente com mais armadura vão condicionar o comportamento da laje, pelo que me questiono se as mesmas têm que estar segundo a direcção de funcionamento da laje?


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural