entre arquitetura e eng. Civil


Responder Mensagem

entre arquitetura e eng. Civil

juliasommer
postou em Qui, 20 Ago 2009, 21:15
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Oi pessoal, sei que todo mundo pergunta a diferenca entre os dois e qual deve seguir. Já entendi que a eng. Civil e mais estrutura , para quem realmente gosta de cálculo e a arquitetura e mais técnica com arte, para pessoas bem criativas.
    Acontece que eu gosto muito de calcular e sou criativa, mas meu interesse e construir prédios ecológicos, com desenvolvimento sustentável e tals, e eu queria desenhar a fachada deles.
    Eu também vejo muito a questão do mercado de trabalho, mas não queria que esse fosse o fator decisivo.
    Alguém pode me ajudar?
    Wink


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Paulo José Barreto
    postou em Sex, 21 Ago 2009, 11:35
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

      Julia
      De fato os engenheiros normalmente atuam mais na área de cálculo, mas nada impede que sejam criativos atuando tambem com a criação de projetos. Ao menos aquí no Rio de Janeiro, o CREA impõe algumas restrições quanto á atuação de Arquitetos ( eles não podem ser responsáveis técnicos por alguns tipos de obras ), ou seja, aquí a atuação de um arquiteto é mais restrita. Por isso eu na época optei por Engenharia Civil.
      Espero ter te ajudado.
      Boa sorte!!!!

      Eugênio Vicente Ferreira
      postou em Sex, 21 Ago 2009, 21:51
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Prezada Julia,

        O curso de arquitetura é diferente da engenharia civil porque a atribuição de cada profissional é divergentes quanto a área de atuação numa construção, porém no dia-a-dia as atividades se completam. Caso sua escolha seja arquitetura é importante você saber que no decorrer do curso haverá maior quantidade de hora/aula direcionada as questões do meio ambiente, desenho técnico, paisagismo e outras. Na engenharia o estudo será voltado para o dimensionamento de estruturas de concreto, aço e madeira, sistema hidro sanitário, mecânica do solo, pavimentação e outras. Certamente ocorre sobreposição de algumas matérias e ausência de outras na grade escolar de de cada curso, mas o importante é saber que ambas atividades tem o objetivo de edificar.

        Vou dar um exemplo para melhor interpretação dos fatos:

        Num edifício de doze andares com quatro apartamentos por pavimento, são atribuições do Arquiteto o planejamento dos espaços ocupacionais (dimensões dos cômodos, área de lazer, área de circulação), fachada, verificação da incidência de ensolação/ventilação (tamanho das janelas, sacadas), avaliação do impacto que o prédio vai causar em seu entorno no que tange sua altura, cor, estilo arquitetônico...
        Cabe ao engenheiro estruturar o edifício para que ele fique em pé, ou seja, dimensionar a quantidade de pilares, vigas, lajes, fundação (sapatas, blocos sobre estacas, vigas baldrame, tubulões), redes de água fria, quente, esgoto e incêndio....

        De modo geral, em estruturas de até três pavimentos o engenheiro pode fazer as atribuições do arquiteto e vice e versa. Importante salientar que os serviços devem ser realizados com a emissão da anotação de responsabilidade técnica do profissional junto ao CREA.

        _________________
        Eng. Eugênio
        Email: evf.engenharia@web2go.com.br
        Projetos Estruturais em concreto, aço e
        madeira.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais