- Eugênio Vicente Ferreira
- postou em Seg, 15 Mar 2010, 00:23
- Usuário Nível 3 | Mensagens: 107
Vou tentar elucidar sua dúvida comentando a princípio sobre a graduação de outro profissional, o médico. No curso de medicina ele estuda o corpo humano quanto a sua anatomia, sistema nervoso, órgãos, fisiologia e assim por diante....
Quando formado este profissional sabe tudo porém não é especialista em nada, portanto, ele vai trabalhar como clínico geral e usar seu conhecimento para identificar doenças em seus pacientes e sabendo de ante mão que em alguns casos terá de encaminhá-los para um especialista.
Na engenharia prevalece o mesmo conceito, ou seja, quando você terminar o curso terá que escolher o caminho a percorrer para não ser simplesmente mais um engenheiro sem colocação no selvagem mercado de trabalho.
Fazendo alusão a outra profissão, um centro avante quando recebe uma bola estando ele na marca da cal e de frente para o gol, mas dá um bico e chuta a bola para lateral, isto é um mero caso de acidente de trabalho e quando muito, vai receber alguns elogios dos torcedores mais afoitos. Mas o cálculo estrutural errado pode ocasionar danos materias e o que é pior, pode ceifar vidas.
A especialização para cálculo de estruturas depende do quanto você que aprender e em que área vai atuar, concreto armado, premoldado, protendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira ou fundações.
Você pode se especializar e atuar em todas as opções listadas, mas pode acreditar, isto leva tempo e requer muita dedicação pela nobre profissão.
Atenciosamente.
_________________
Eng. Eugênio
Email: evf.engenharia@web2go.com.br
Projetos Estruturais em concreto, aço e
madeira.