Posso derrubar uma parede de sobrado?


Responder Mensagem

Posso derrubar uma parede de sobrado?

remartinho
postou em Qua, 12 Jan 2011, 18:54
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Amigos, boa noite.
    Tenho um sobrado com o quarto dos fundos comprido (6m por 3,5) que dá para o telhado do vizinho (meu sobrado é alto). A parede tem apresentado infiltração, mas ao invés de impermeabilizar, estou pensando em derrubar a metade de cima da parede para fazer uma varanda, deixando uma mureta de 1,5 metro, e levantando uma nova parede com recuo de 1,5m para dentro do quarto, colocando uma porta balcão. Será que dá problema com a prefeitura e com a Caixa? (O sobrado está financiado). Confused
    Obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    POSSO DERRUBAR UMA PAREDE DE SOBRADO?

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 17 Jan 2011, 19:06
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Remartinho,

      É perfeitamente possível fazer o que você citou, mas isso não deve ser feito sem a participação de um profissional arquiteto ou engenheiro civil.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      A_Araujo
      postou em Ter, 09 Out 2012, 14:30
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

        Olá.
        Pelo que entendi, a parede é de divisa e, neste caso, é preciso verificar a necessidade de afastamento para o vizinho - o que se faz mediante o código de obras municipal e o código civil. Este último, por sí, já veda aberturas a menos de 1,50m do vizinho.
        O aconselho a, por favor, procurar um Engenheiro Civil ou Arquiteto em sua região. Antes de serem um gasto a mais, são profissionais que possuem além de total conhecimento técnico e legal, capacidade para encontrar alternativas muitas vezes onde menos esperamos.
        Caso esteja difícil encontrar via lista telefônica e internet, o CREA e o CAU possuem o cadastro de todos os profissionais habilitados.
        Abraço, sucesso.

        Re: POSSO DERRUBAR UMA PAREDE DE SOBRADO?

        CARCAMANO
        postou em Seg, 15 Out 2012, 14:55
        Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

          IsaacdeCristo escreveu:Caro Remartinho,

          É perfeitamente possível fazer o que você citou, mas isso não deve ser feito sem a participação de um profissional arquiteto ou engenheiro civil.


          Essa edificação já tem habite-se?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          MeketrefiS
          postou em Sáb, 27 Out 2012, 18:24
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

            Vou ser curto e grosso: Se a parede é sua pode meter a marreta sem dó....agora as consequencias vem junto como um juros a ser pago a longo prazo..e sem dó tambem..

            _________________
            mhfranhan@uol.com.br
            (11) 9320.5399


            Responder Mensagem


            Construção civil, discussões gerais