Pesquisador de Campos descobre que bagaço de cana pode ser usado para fazer asfalto
O bagaço da cana-de-açúcar pode ser usado na composição do asfalto, substituindo a fibra de celulose importada da Alemanha. A descoberta é do engenheiro civil Cláudio Leal, do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado.
Nesta quinta-feira (17) o pesquisador experimentou a descoberta, pavimentando um pequeno trecho de 50 metros na BR-356, na entrada de São João da Barra, também no norte do estado. Durante seis meses a área vai ser monitorada. A mistura já foi testada com sucesso em laboratório. O bagaço vai ser usado como aditivo estabilizador para o asfalto, evitando que o cimento escorra durante as etapas de mistura ou aplicação. Leal explica que a aplicação do componente é muito eficaz no asfalto usado nas rodovias com tráfego intenso.
Para o engenheiro o uso do bagaço tem várias vantagem, como o fato da matéria prima ser abundante na região norte do estado, podendo substituir a fibra de celulose produzida na Alemanha e importada pelo Brasil. Além dessa vantagem financeira, o processo de uso do bagaço da cana-de-açúcar é bem simples: basta secar e peneirar, ao contrário do processo químico complexo que envolve a fibra. E ainda tem a questão do meio ambiente.
- Utilizando o bagaço da cana evitamos a poluição do ambiente, reaproveitando um resíduo como um recurso renovável. Embora as usinas utilizem boa parte do bagaço para produção de energia, cerca de 20% é lançado no meio ambiente.
Informações do R7:
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/pesquisador-de-campos-descobre-que-bagaco-de-cana-pode-ser-usado-para-fazer-asfalto-20110217.html