Estrutura de aço viga i 3 polegadas com vão de 3 metros


Responder Mensagem

Estrutura de aço viga i 3 polegadas com vão de 3 metros

onlline
postou em Qua, 16 Mar 2011, 13:56
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Boa Tarde!

    Pessoal preciso de uma ajuda. fiz um projeto com uma empresa mas tenho duvidas , porque moradia é coisa muito séria.
    Tenho a seguinte situação fundação com tubulão de 1 metro de profundidade cada tubulão de 3 em 3 metros tanto na frente como na lateral da casa ela vai ter 6 metros de frente e 12 de profundidade , seria usado (VIGA i de 3 Polegadas) com vão de 3 metros no Maximo para reforçar as partes das vigas terão 6 metros sem sofrer cortes e no meio dela teria a coluna, seria mais ou menos como se o vão fosse de 6 metros mas para refoçar a cada 3 metros fosse usado uma Viga i de 3 Polegadas para manter reforçado, resumindo vão de no Maximo 3 metros, para sustentar o piso de madeira seria usado perfil enrijecido chapa 14 de 1 em 1 metro, e o piso seria de madeira para ficar mais leve o telhado seria de telhas de zinco e as paredes externas com placa cimenticia e bastantes janelas para deixar a estrutura mais leve e por dentro da casa seria tudo de gesso acartonado o forro de cada andar seria de isopor próprio para forro modular. Ou seja usaríamos somente matérias leve e resistentes para não pesar a estrutura. O solo do terreno é firme Gostaria de saber se vão de 3 metros com Viga i de 3 Polegadas fica bom. Tenho visto pessoas fazendo estrutura parecida com perfil enrijecido com vão bem maior mas acho a Viga i mais forte e melhor para uso.

    Atenciosamente Leonardo Gonçalves


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Qua, 16 Mar 2011, 19:19
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      onlline
      A fundação que você descreve como tubulão recebe o nome mais adequado de bloco ou sapata isolada. O módulo construtivo de 3 m é bom pois se encaixa no tamanho de mercado dos perfis metálicos, laminados ou leves dobrados (6 m), garantindo vigas com um hiperestático. Entretanto, do ponto de vista genérico, posso alertar:
      1. perfis laminados não dotados de contraventamento lateral eficaz contínuo ou a intervalos menores que aproximadamente 10 vezes a largura do flange comprimido, têm sua resistência prejudicada pela flambagem lateral o que redunda numa menor eficiência do perfil;
      2. seu piso de madeira (tábuas ou OSB) deve ser bem conectado aos perfis leves dobrados enrijecidos, pois as chapas ajudam no travamento (como se vê em bons manuais de light-steel-framing);
      3. o espaçamento entre os perfis dobrados do piso parecem excessivos, a não ser que as placas de piso sejam painéis tipo wall;
      4. com telhado de zinco (aço zincado?) e placas cimentícias por parede (como serão as peças de apoio destas placas?), faz-se imprescindível eficiente isolamento termo-acústico;
      5. cuidado com excesso de aberturas (área envidraçada maior que 30 % da fachada): muitas janelas favorecem iluminação e ventilação mas também transformam o edifício numa "estufa";
      6. causou-me estranheza ver uma fundação apropriada à cargas consideráveis, como tubulão ou bloco ou sapata isolada ser usada numa construção leve (você se referiria, afinal, a uma broca e com apenas um metro?);
      7. por fim, perfis laminados padrão americano não são sempre mais "fortes" que os leves dobrados, pois depende sempre da especificação e aplicação correta e habilidosa de tais materiais.
      Espero ter ajudado em algo.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural