Laje reforçada


Responder Mensagem

Laje reforçada

renato.p
postou em Seg, 11 Jul 2011, 17:11
Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

    Boa tarde, galera!

    Andei olhando umas fotos de laje e vi uma de em que, além das vigotas pré-moldadas, colocaram vergalhões sobre as vigotas, porém em sentido contrário, a uma distância de uns 30 cm um do outro.
    Por favor, me expliquem como deve ser feito isso e que vantagens traz (claro que é pra reforçar a laje, mas esse reforço vale a pena? compensa o gasto?).

    Desde já agradeço. Legal


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    MeketrefiS
    postou em Seg, 11 Jul 2011, 21:42
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

      Não é reforço. As vigotas premoldadas são consideradas e calculadas como lajes Unidirecionais, quando se deseja fazer a laje bidirecional, para distribuir a carga em mais paredes ou vigas, acrescenta-se armaduras no sentido cruzado tornando-as bidirecionais.

      _________________
      mhfranhan@uol.com.br
      (11) 9320.5399

      renato.p
      postou em Ter, 12 Jul 2011, 07:58
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

        Acho que entendi. Se você acha que um certo peso é demais para uma viga, você coloca ferragens na transversal para passar o peso um pouco para outra viga, seria assim?

        Bruno
        postou em Qua, 13 Jul 2011, 22:46
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

          Eu, particularmente, só aplico a armação no outro sentido quando considero a laje bi-direcional, pois daí os esforços ocorrerão nos 2 sentidos.
          Acabo definindo hoje analisando as dimensões, mas como regra geral pode considerar que quando uma laje tem uma das dimensões 2 vezes maior que outra, os esforços nos 2 sentidos são significativos.

          _________________
          Bruno Gonçalves Faria
          Cálculo Estrutural
          bruno.gfaria@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Bruno
          postou em Qua, 13 Jul 2011, 22:50
          Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

            Ah, eu não sou o maior fã das lajes pré-moldadas...sempre recomendo uma capa de concreto com uma armação leve nelas.
            Dependendo da laje que usar e dos seus vãos, você vai precisar de uma armação de reforço no sentido das paredes.

            _________________
            Bruno Gonçalves Faria
            Cálculo Estrutural
            bruno.gfaria@gmail.com


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais