Olá foristas,
Primeiramente gostaria de agradecer a vocês pelo excelente nível de respostas que tenho lido ultimamente neste forum e que tem me ajudado muito!
Bem, ultimamente tenho andado preocupado com a forma que minha laje foi feita. Bati uma laje de isopor recentemente, porém descobri horas antes da concretagem pelo caminhão, que o mestre de obras não usaria malha de ferro pois segundo ele o projeto estrutural não pedia isso e que como o projeto especificava vigotas reforçadas (com 2 ferros extras), isso seria um exagero. Liguei na hora para o engenheiro e ele confirmou a mesma coisa, pois como as vigotas seriam reforçadas, e o concreto sendo usinado (FCK=25) com 5 cm espessura, seria apenas necessário um reforço negativo (feito com barra de ferros na direção oposta das vigotas) para as paredes que não estivessem sobre qualquer viga. Eu falei com ele que caso eu quisesse mudar o layout existente da casa e quisesse construir novas paredes, eu poderia ter problemas em construir uma parede que estivesse na mesma direção da vigota, pois esta ficaria apenas em cima do concreto e do isopor, sem qualquer reforço adicional. O engenheiro comentou que não seria um grande problema, pois a laje estaria muito resistente com as especificações do projeto e o concreto suportaria a parede ( ). Eu tenho ouvido críticas favoráveis e contra essa idéia. Como eu ainda não bati o contrapiso, li aqui no forum que talvez uma malha pop no contrapiso poderia atenuar isso caso isso fosse realmente um problema.
PS: Eu li que a falta da malha poderia ocasionar fissuras (como de fato ocorreu), mas como ainda vai ter contrapiso e piso por cima, qualquer vazamento seria sanado com isso. Minha preocupação é realmente com a estrutura da laje (barrigar ou mesmo ceder!).