- n1albertop
- postou em Ter, 15 Abr 2014, 12:13
- Usuário Novato | Mensagens: 1
Amigo:
Uma laje com malha no sentido contrário ao sentido das vigotas não é uma laje bi-direcional. Para ser considerada bidirecional, devem ser criadas nervuras no outro sentido. Assim, é necessário abrir espaços entre as peças de eps com o mesmo entreeixo da laje pré, colocando-se entre esses espaços a mesma quantidade e dimensão de fios de aço que forem os fios inferiores da armação treliçada. Exemplo: em uma laje h8 normalmente 645, onde o 6 significa a bitola do fio superior da treliça, o quatro é o sinusóide que faz a ligação entre os fios inferiores e o superior e por fim o 5 que significa a bitola do fio inferior. Se for esse o caso, usar-se-ão 2 fios de 5mm a cada 42 cm no sentido contrário ao das vigotas. Esses fios devcem ser colocados e amarrados com arame imediatamente sobre a parte concretada das vigotas, ou seja, debaixo do fio superior entre os espaços de 10 cm abertos entre as peças de eps. Ainda assim, será necessário usar uma malha de distribuição tipo pop na mesa da laje, o que evita fissuras, ainda que pouco comuns em lajes bi, e auxilia na distribuição das cargas.
No caso especifico do nosso amigo, o principio é de que toda laje pré, seja ela nervurada mista, painel, protendida, autoportante, etc, necessita da malha de distribuição.
Não significa que sua laje possa cair. O que pode acontecer é coincidir a carga pontual, ou seja, os pés da mesa de sinuca sobre uma área entre as vigotas, onde só houvesse a capa de concreto com a espessura da mesa da laje que normalmente é de 4 cm e aí, afundar o(os) pé (pés) da mesa de sinuca.
A sua laje, se estiver no sentido dos 2,5m, não "pede" armadura adicional, ela suporta tranquilamente os 150KGf/m2 (claro, se a estrutura sobre a qual ela esta estiver, houver sido dimensionada para isso), como anteriormente ressalvado, desde que essa carga seja distribuída e não pontual.
Para eliminar seu medo inicial da mesa de sinuca, coloque-a sobre uma base, mesmo que de um compensado com uns 20mm, o que distribuirá o peso da mesa.
Outra solução menos caseira: Caso o contrapiso ainda não tenha sido feito, faça-o usando uma malha pop. se já foi feito um contrapiso, poderia retirar-lo e fazer outro usando a mesma malha pop. Isso atenuaria seus problemas em no mínimo 80%.
_________________
Alberto