- Jonas de Jesus
- postou em Qui, 11 Ago 2011, 17:03
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 46
Boa tarde
É uma boa iniciativa tocar seu próprio negócio; proporciona um grande crescimento, aprendizado e satisfação.
Eis um passo a passo (se alguém do Fórum discordar, fique à vontade para opinar; e se eu estiver errado, me corrijam):
01º Passo: obtenção do terreno
02º Passo: conhecimento do Código Municipal de Obras
03º Passo: Projeto de Arquitetura (obrigatório por lei)
04º Passo: Projeto de Estrutura
05º Passo: Projeto de Fundação
06º Passo: Projeto de Instalações Elétricas (obrigatório por normas da Concessionária local)
07º Passo: Projeto de Instalações Hidrossanitárias
08º Passo: compatibilização dos Projetos
09º Passo: Especificações Técnicas
10º Passo: Orçamento da Obra
11º Passo: obtenção do Alvará de Construção (liberação da Prefeitura Municipal para a Construção)
12º Passo: Planejamento da Obra (Cronograma, etc.)
13º Passo: Construção
14º Passo: obtenção do Habite-se (liberação da Prefeitura Municipal para a ocupação do imóvel)
Tenha cuidado principalmente nos Projetos de Estrutura, Fundação e Instalações Elétricas, pois erros nestes projetos podem custar vidas. Tenha cuidado também na Construção da Estrutura e das Fundações, e na Execução das Instalações Elétricas.
Procure profissionais sérios, competentes e comprometidos, que façam seus trabalhos bem feitos. Obtenha referências com alguém que já contratou os serviços desses profissionais.
É óbvio observar que caso você não tenha um domínio razoável da matéria, irá terceirizar os trabalhos, e pode ser facilmente enganado por um mal profissional. É óbvio também observar que é bastante improvável que você consiga executar todo o trabalho, desde os Projetos até a Fiscalização da Construção pelos pedreiros, eletricistas e encanadores. O mais lógico é você apenas controlar todo o trabalho, e deve ter em conta que precisa de profissionais capacitados, motivados, e em quem você confie, para delegar funções e responsabilidades.
Detalhes de projeto são inviáveis de serem mostrados aqui, pois são inúmeros. Na internet mundo afora há diversos exemplos de Projetos, até Obras reais, disponíveis para download.
É bem complicado mostrar um roteiro de cálculos estruturais. O cálculo estrutural é dividido em análise e dimensionamento.
A análise estrutural hoje utiliza modelos bem próximos da realidade, através de softwares poderosos; observar o uso de um desses softwares desde a concepção até o detalhamento, no meu entender, daria uma boa idéia do passo a passo.
Procure vídeos no youtube sobre: Cypecad, CAD/TQS, Eberick, que são softwares de Análise, Dimensionamento e Detalhamento aplamente utilizados aqui no Brasil.
Vou ressaltar aqui aquela velha observação de que quem Projeta é o Engenheiro, e não o Software. É preciso entender o Software.
O roteiro para dimensionamento de lajes e vigas é bastante simples; o de pilares é complexo pois é iterativo.
Uma boa abordagem de dimensionamento de vigas, lajes e pilares é dada no livro do Professor José Milton de Araújo, Curso de Concreto Armado (http://www.editoradunas.com.br).
No mais, te deixo uma dica: não faça tudo como a maioria das pessoas, que constrói irregularmente, sem alvará, sem projetos, sem orçamento, sem planejamento. Mesmo que sua Construtora seja pequena, conduza-a com mentalidade de uma Grande Empresa.
Estou à disposição para continuar ajudando.
Atenciosamente
Engº Jonas de Jesus