Laje de concreto armado apoiada sobre solo


Responder Mensagem

Laje de concreto armado apoiada sobre solo

Fergo
postou em Qua, 24 Ago 2011, 15:56
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde,

    É meu primeiro tópico neste fórum.
    Estou com a incumbência de elaborar um projeto de laje de concreto apoiada sobre o solo, mas estou com dificuldades de encontrar alguma documentação (minhas apostilas e livros de Eng. Civil da faculdade não tem nada a respeito) ou procedimento de cálculo a respeito.
    Atualmente, na empresa em que trabalho, utlizamos uma laje de 6cm de espessura com uma malha de aço, que fica apoiada sobre o solo e sob a camada asfáltica. A laje é utilizada para proteção da rede de distribuição de gás natural e também reduz o recalque do asfalto, possuindo cerca de 60 cm de largura.

    Com essas características ela atualmente funciona bem, mesmo com tráfego sobre a rua, porém ela foi elaborada na "tentativa e erro" e não possui um memorial de cálculo. Preciso elaborar um projeto dessa laje, de preferência mantendo as mesmas características, mas não encontro documentação a respeito do dimensionamento de lajes apoiadas sobre solo.
    Alguém tem alguma sugestão de livro, procedimento, PDF ou qualquer documento a respeito desse assunto?

    Agradeço com antecedência.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Cálculo Estrutural