Outro Profissional opina no seu projeto


Responder Mensagem

Outro Profissional opina no seu projeto

engeduardosnl
postou em Qua, 28 Set 2011, 13:04
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Colegas

    Como se proceder quando outro profissional dar pitaco (opinião) no seu projeto estrutural??

    já passaram por isso, aguardo opiniões

    Abs

    Edu


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    thiagorfpinheiro
    postou em Qua, 28 Set 2011, 13:51
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

      A opinião foi solicitada por você?
      Isso é falta de ética.

      (Ver código de ética do profissional da Engenheria)

      _________________
      Fórum EngenhariaCompartilhada.com
      www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
      Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

      engeduardosnl
      postou em Qua, 28 Set 2011, 14:15
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        thiagorfpinheiro escreveu:A opinião foi solicitada por você?
        Isso é falta de ética.

        (Ver código de ética do profissional da Engenheria)


        - O outro profissional, chegou falando que o projeto está muito dimensionado
        e outras coisas.

        thiagorfpinheiro
        postou em Qua, 28 Set 2011, 14:39
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

          O projeto é seu. Se você fez os cálculos em conformidade com as normas, não tem motivos para perder tempo com pitacos.

          Isto aconteceu aqui na obra onde estou trabalhando. Chegou um engenheiro de fora para verificar o projeto estrutural feito pelo calculista da obra, e este de fora colocou mil defeitos e mesmo sem ter contato com memórias de cálculo, apenas olhando rapidamente o detalhamento, chegou a dizer que a estrutura iria entrar em colapso.

          O calculista mostrou como foi feito o cálculo e, muito calmamente, mostrou que estava certo. O engenheiro de fora chegou falando grosso, "se achando o tal", e saiu falando fino, dizendo que estava tudo ok.

          Então, além de ser falta de ética criticar o projeto alheio sem ter sido solicitado, pode-se passar uma vergonha danada.

          _________________
          Fórum EngenhariaCompartilhada.com
          www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
          Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          engeduardosnl
          postou em Qua, 28 Set 2011, 14:44
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            thiagorfpinheiro escreveu:O projeto é seu. Se você fez os cálculos em conformidade com as normas, não tem motivos para perder tempo com pitacos.

            Isto aconteceu aqui na obra onde estou trabalhando. Chegou um engenheiro de fora para verificar o projeto estrutural feito pelo calculista da obra, e este de fora colocou mil defeitos e mesmo sem ter contato com memórias de cálculo, apenas olhando rapidamente o detalhamento, chegou a dizer que a estrutura iria entrar em colapso.

            O calculista mostrou como foi feito o cálculo e, muito calmamente, mostrou que estava certo. O engenheiro de fora chegou falando grosso, "se achando o tal", e saiu falando fino, dizendo que estava tudo ok.

            Então, além de ser falta de ética criticar o projeto alheio sem ter sido solicitado, pode-se passar uma vergonha danada.


            ---------------------------------------

            então o projeto é meu, e o proprietário pensando na economia foi solicitar uma segunda opinião, e o engenheiro falou que esta muito dimensionado o meu cálculo, depois dessa to afim de abandonar a obra, pois se não há confiança fica difícil né.

            Eng. André
            postou em Qua, 28 Set 2011, 16:04
            Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

              Caro colega,

              Não abandone a obra, isso acontece muito principalmente em projetos grandes, eu mesmo fui muitas vezes contestada por empresa terceira contratada para verificar projeto estrutural, teve uma vez que foi até engraçado, o consultor me solicitou o projeto e memória de cálculos, depois queria que eu ilustrasse passo-a-passo como calculei a estrutura, bom disse a ele "O consultor aqui é você e não eu”; "as cargas e resultados dos dimensionamentos estão ai, se quer uma memória de calculo analítica pague por ela"; "porem você como consultor de calculo deve saber calcular uma estrutura, ou não?".
              Não que eu seja contra, aliais sou a favor de uma segunda empresa verificar os projetos, porem, acredito que esse consultor tenha que ter mais atribuições do que eu para verificar meu projeto, ter mais experiência e maior vivencia na área de calculo estrutural, porem não é isso que tenho visto por ai, vejo pessoas questionando sem fundamentos técnicos para justificar o dinheiro que ganha da empresa que os contratou. Isso é Brasil, se cobrir vira circo se mura vira hospício.

              Uma boa tarde a todos:

              _________________
              Eng. André Pinheiro
              ZANOLLIN Soluções Estruturais
              E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
              Skype: eng.pinheiro
              Fone: 19 3579 5051
              Cel. : 19 97415 7770

              Alex Barreto Cypriano
              postou em Qui, 29 Set 2011, 12:15
              Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

                engduardosnl
                O outro profissional fez calculos de dimensionamento para saber se seu projeto estava sobredimensionado? Se não fez, não dê crédito e avise seu cliente de que se trata de mera opinião (como se sabe, uma opinião pode ou não corresponder à verdade, e não obriga seu emissor, sem antes fundamentá-la com argumentos racionais, sustentá-la como ultima ratio regnum). Se fez, peça que ele os apresente para comparação arbitral pelo CREA. Note que o cliente é, bem ao contrário do que nos afirma aquela triste frase de propaganda (o cliente é quem manda) e no sentido original da palavra latina, alguém que depende do seu patrono (um advogado sabe que não serve a alguém, mas lhe fornece patronato, não estando ele, no exercício de sua profissão, sujeito à interferência diretiva de seu protegido...); ora se seu cliente não confia integralmente em você e toma uma atitude destas, a você cabe a opção, cônscio de sua dignidade imanente, de rechaçá-lo como um mau cliente, sem maiores considerações, evidentemente cobrando pelo tempo e esforço que fez enquanto enlaçados pelo contrato.
                Abraço e boa sorte.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Outro Profissional opina no seu projeto

                IsaacdeCristo
                postou em Qui, 29 Set 2011, 20:02
                Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                  Caro Eduardo,

                  Isso acontece e todos devemos saber passar por estas coisas. Não deixemos de lembrar que algumas opiniões são pertinentes, mesmo quando não são pedidas.

                  _________________
                  Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                  Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                  Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Construção civil, discussões gerais