Mudar local da porta de apartamento em predio estrutural


Responder Mensagem

Mudar local da porta de apartamento em predio estrutural

Alisson werneck
postou em Ter, 14 Fev 2012, 05:05
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia...acabei de comprar um apartamento novo em um predio com construção estrutural,e quero transformar um dos quartos em sala,sendo necessário mudar o local da porta. O predio tem quatro andares e meu apartamento é no quarto andar,portanto não tem mais apartamentos acima.Gostaria de saber se o pedreiro pode fechar essa porta e abrir outra na mesma parede,sem comprometer a estrutura do predio?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Mudar local da porta de apartamento em predio estrutural

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 14 Fev 2012, 10:02
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Alisson,

      Muito provavelmente sim, mas você não deve fazer isso sem consultar a construtora. É um procedimento relativamente simples, contate o departamento técnico e mostre o que você deseja fazer. Lembro também que muitas vezes há perigo na forma de exceção de serviços deste tipo, Assim, jamais se deve usar marretas ou ferramentas que provoquem grandes impactos e vibrações. O correto é usar "makita".

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Mudar local da porta de apartamento em predio estrutural

      revmelli
      postou em Qui, 16 Fev 2012, 14:33
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Alisson, boa tarde.
        Eu fiz uma obra em alvenaria estrutural e posso falar um pouco sobre a experiência que eu tive.
        A alvenaria estrutural é exatamente oq seu nome diz, é a estrutura em forma de alvenaria. Não podem ser abertos vãos vãos nas paredes e nem rasgos, principalmente horizontais.
        Obviamente, a Construtora deve ser consultada, existe sim a possibilidade disso ser feito, mas o calculista deve ser consultado e avaliar onde poderá haver reforço com novo ponto de graute (o que não será nada simples de executar). Precisará também de uma equipe especializada e autorizada pela Construtora. Sinceramente, eu aconselho que você não altere por sua conta. Você poderá causar danos estruturais à construção e poderá responder judicialmente.
        Como eu disse, citei aqui a minha experiência na obra que executei, nunca pesquisei a fundo sobre este assunto.

        Paulo José Barreto
        postou em Sex, 24 Fev 2012, 10:58
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

          Alisson,
          Cabe lembrar que o fato de seu imóvel ser no ultimo pavimento ( 4ºandar) não signica que não hajam cargas a serem distribuídas pelas paredes de seu apartamento, tais como: peso da cobertura (telhado); peso próprio da laje que se apoia nas paredes; peso de reservatórios superiores ( caso existam); quaisquer outros tipos de equipamentos que possam gerar carregamento e estejam na cobertura do seu prédio. Ou seja, o ideal seria você consultar a empresa que construi o imóvel para saber sobre a possibiliade de fazer essa modificação que voce deseja. E aconselho tambem você a procurar orientação de um profissional ( Engenheiro ou Arquiteto).
          Não faça nada sem tomar os devidos cuidados.
          Boa sorte!!!!
          ATT.:Paulo José Barreto
          Engº.Civil

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Cálculo Estrutural