Reforma em apartamento construido em Alvenaria estrutural

Responder Mensagem

Salomé Freitas
postou em Qui, 14 Mar 2013, 11:15
Usuário Novato | Mensagens: 1

Bom dia,
    adquiri um apartamento em um prédio de 10 andares, e somente por ocasião da vistoria fui informada que se tratava de alvenaria estrutural e não poderia remover paredes,, até então tudo bem.
    no entanto quando recebi as chaves resolvi fazer uma pequena reforma, como trocar pisos, colocar teto de gesso rebaixado, trocar tomadas e instalar uma split.
    mas fui informada que alvenaria estrutural não podia modificar as posições das tomadas, tão menos embutir tubulação para instalação de split.
    fiquei preocupadíssima com a fragilidade da construção, pois não poder trocar a posição de uma tomada senão afeta a estrutura do prédio.
    até que ponto posso me sentir segura em relação a essa construção? já que fui informada que não há pilares nem vigas sustentando esse prédio e uma simples troca de posição de tomadas pode afetar a estrutura de um prédio!
    estou aterrorizada e me sentindo enganada pela construtora que deveria me dá esse nível de esclarecimento no momento da compra, pois certamente não compraaria esse imóvel se soubesse dessa consequencia.
    Obrigada

Responder com Cita��o

F�rum E-Civil
    postou em
    Advertising

IsaacdeCristo
    postou em Qui, 14 Mar 2013, 13:48
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

Prezada Salomé,

Realmente, este tipo de construção é delicado e toda alteração, até mesmo um envelopamento de fiação ou tubulação pode afetar a estrutura, principalmente se falando de prédio com maior quantidade de pavimentos. Toda alteração deve ser em acerto com a construtora.

Boa sorte!

RSFarias
      postou em Qui, 14 Mar 2013, 17:48
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

Cara Salomé,

Quanto à uma possível fragilidade na estrutura, pode fica tranquila, os riscos são tão pequenos quanto o de um prédio em alvenaria comum DESDE QUE seja resguardado a integridade das paredes estruturais por todos os condôminos, por isso à restrição quanto à abrir rasgos nas paredes.

Resumidamente: pense que todas as paredes trabalham como se fossem os pilares e vigas do prédio. Abrir um rasgo para mudar uma tomada de posição seria o mesmo que rasgar um pilar. Ninguém em sã consciência faria isso.

Não sei te afirmar se a construtora é obrigada legalmente a informar a solução estrutural a ser adotada, mas na minha opinião, não informar pode até ser legal, mas é imoral.

Mas veja bem com eles sobre a instalação do ar-condicionado. Pode ser que a parede sobre as janelas não apresentem função estrutural e você possa trazer a fiação pelo forro, rasgar ela e furar para passar a tubulação até a unidade externa (ou trazer a fiação do forro por canaleta e furar a parede para conectar a tubulação). Mas JAMAIS faça qualquer alteração por conta própria, ou por conversa de pedreiro ou mesmo por conversa de engenheiro que não conhece o projeto. Esse tipo de estrutura requer muito cuidado e prudência, qualquer alteração sem análise e aprovação da construtora pode impactar nos vizinhos.

DBR
        postou em Seg, 09 Set 2013, 19:33
        Usuário Novato | Mensagens: 1

Prezados, também adquiri um imóvel com parede estrutural. Porém, estou precisando passar um tubo (1/2 pol) através de duas paredes, sendo que serão a 2 metros do final do prédio (pois é uma cobertura). Mesmo assim posso influenciar na estrutura da construção??? Obrigado

Responder com Cita��o

F�rum E-Civil
          postou em
          Advertising

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados

Cálculo Estrutural