Reforma em apartamento construido em Alvenaria estrutural


Responder Mensagem

Reforma em apartamento construido em Alvenaria estrutural

Salomé Freitas
postou em Qui, 14 Mar 2013, 11:15
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia,
    adquiri um apartamento em um prédio de 10 andares, e somente por ocasião da vistoria fui informada que se tratava de alvenaria estrutural e não poderia remover paredes,, até então tudo bem.
    no entanto quando recebi as chaves resolvi fazer uma pequena reforma, como trocar pisos, colocar teto de gesso rebaixado, trocar tomadas e instalar uma split.
    mas fui informada que alvenaria estrutural não podia modificar as posições das tomadas, tão menos embutir tubulação para instalação de split.
    fiquei preocupadíssima com a fragilidade da construção, pois não poder trocar a posição de uma tomada senão afeta a estrutura do prédio.
    até que ponto posso me sentir segura em relação a essa construção? já que fui informada que não há pilares nem vigas sustentando esse prédio e uma simples troca de posição de tomadas pode afetar a estrutura de um prédio!
    estou aterrorizada e me sentindo enganada pela construtora que deveria me dá esse nível de esclarecimento no momento da compra, pois certamente não compraaria esse imóvel se soubesse dessa consequencia.
    Obrigada


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Reforma em apartamento construido em Alvenaria estrutural

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 14 Mar 2013, 13:48
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezada Salomé,

      Realmente, este tipo de construção é delicado e toda alteração, até mesmo um envelopamento de fiação ou tubulação pode afetar a estrutura, principalmente se falando de prédio com maior quantidade de pavimentos. Toda alteração deve ser em acerto com a construtora.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      RSFarias
      postou em Qui, 14 Mar 2013, 17:48
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

        Cara Salomé,

        Quanto à uma possível fragilidade na estrutura, pode fica tranquila, os riscos são tão pequenos quanto o de um prédio em alvenaria comum DESDE QUE seja resguardado a integridade das paredes estruturais por todos os condôminos, por isso à restrição quanto à abrir rasgos nas paredes.

        Resumidamente: pense que todas as paredes trabalham como se fossem os pilares e vigas do prédio. Abrir um rasgo para mudar uma tomada de posição seria o mesmo que rasgar um pilar. Ninguém em sã consciência faria isso.

        Não sei te afirmar se a construtora é obrigada legalmente a informar a solução estrutural a ser adotada, mas na minha opinião, não informar pode até ser legal, mas é imoral.


        Mas veja bem com eles sobre a instalação do ar-condicionado. Pode ser que a parede sobre as janelas não apresentem função estrutural e você possa trazer a fiação pelo forro, rasgar ela e furar para passar a tubulação até a unidade externa (ou trazer a fiação do forro por canaleta e furar a parede para conectar a tubulação). Mas JAMAIS faça qualquer alteração por conta própria, ou por conversa de pedreiro ou mesmo por conversa de engenheiro que não conhece o projeto. Esse tipo de estrutura requer muito cuidado e prudência, qualquer alteração sem análise e aprovação da construtora pode impactar nos vizinhos.

        DBR
        postou em Seg, 09 Set 2013, 19:33
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Prezados, também adquiri um imóvel com parede estrutural. Porém, estou precisando passar um tubo (1/2 pol) através de duas paredes, sendo que serão a 2 metros do final do prédio (pois é uma cobertura). Mesmo assim posso influenciar na estrutura da construção??? Obrigado

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural