Reforma Apartamento - Parede Estrutural


Responder Mensagem

Reforma Apartamento - Parede Estrutural

samoano
postou em Seg, 06 Jan 2014, 22:29
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Prezados,

    Estou fazendo uma reforma num apartamento recém adquirido.

    Tive o cuidado de realizar rasgos em paredes para verificar onde haviam colunas e vigas que pudessem interferir com os planos da reforma. Foi proveitoso, consegui assim caminhar com o projeto sabendo onde haviam colunas que eu não poderia alterar para o projeto.

    Teoricamente, não interferi em vigas/colunas (nem mesmo furos para eletrodutos ou dutos para ar condicionado), procurei sem sucesso pelo projeto estrutural do prédio, e hoje já coloquei abaixo as paredes do meu interesse.

    Logicamente não farei um loft, as paredes serão apenas deslocadas. Mas então faz sentido emitir/solicitar uma ART para a reforma neste ponto?

    Tenho dúvidas sobre o tipo de investigação que pode ser feita por um engenheiro civil/arquiteto para verificar se paredes são estruturais de forma diferente do que eu tenha feito. Dificilmente acho que um engenheiro que fosse dar o laudo fosse calcular esforços para toda a estrutura do prédio.

    Peço que joguem uma luz sobre minha ignorância.

    Obrigado.


    Editado pela última vez por samoano em Qui, 27 Fev 2014, 23:23, num total de 1 vez

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    roger
    postou em Sex, 17 Jan 2014, 01:17
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

      Amigão, agora que você fez a reforma, contratar um engenheiro estrutural só faria sentido se você quisesse transferir a sua (i)responsabilidade civil e criminal para outrem. Estou falando em tom de brincadeira, mas pode ser interessante manter essa art caso alguém do seu condomínio venha xeretar.

      samoano
      postou em Qui, 27 Fev 2014, 23:19
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Mas a situação é a seguinte:

        Pesquisa sobre projeto original:
        -prédio antigo, não possui documentação do projeto original em posse do condomínio
        -prefeitura não possui documentação estrutural
        -incorporadora, arquiteto e engenheiro responsável não são vivos

        Evidências:
        -há pilares e vigas por todo o apartamento e prédio, indicando que a construção do prédio não utilizou a filosofia da parede estrutural na construção

        Com isso em mente, alguém teria capacidade de afirmar que alguma parede tem função estrutural? Meu palpite é que não.

        Por isso da minha curiosidade de como um engenheiro civil vai assinar uma ART falando que paredes poderão ser alteradas numa construção antiga, no caso de reforma. Nesse caso, pra mim quem assina ART é somente uma forma de assumir responsabilidade pelos outros, não? No máximo, evitando erros grosseiros em reformas.

        Reforma Apartamento - Parede Estrutural

        IsaacdeCristo
        postou em Sex, 28 Fev 2014, 20:10
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Samoano,

          Realmente é difícil interferir em uma obra sem saber nada dos seus projetos complementares. Mas pelo que entendi, se sua reforma não interferirá estruturalmente, não há porque se preocupar. Não obstante, a ART deve ser feita, já que se trata de uma interferência e isto lhe assegurará garantia documental de que sua interferência não se deu nas estruturas da obra. Isto lhe resguardará para o futuro, caso algum evento desagradável venha a acontecer.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Alex Barreto Cypriano
          postou em Dom, 02 Mar 2014, 10:01
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

            Samoano, alguém te exigiu ART? Mais sentido faria ter contratado um profissional desde antes do início da reforma. Profissionais honrados não vendem ARTs. Se a sua prudência equiparasse em grandeza à sua arrogância, não trataria com tal despreocupação cínica seu imóvel, as capacidades dos profissionais, a ciência por trás de uma construção e as leis do ramo.

            PAREDE ESTRUTURAL

            danilo B DANTAS
            postou em Qui, 13 Set 2018, 18:47
            Visitante

              BOA NOITE, AMIGOS
              QUEM PODE ME INFORMAR SE PAREDE ESTRUTURAL PODE SER SUBSTITUIDA... TIPO, COSTRUIDA OUTRA COM UMA MUDANCA DE 1M E DEOPIS DERRUBADO A ANTIGA...? QUAL MELHOR MATERIAL PARA SR UTILIZADO SENDO LEVE, RESISTENTE E COM BOM CUSTO BENEFICIO ? OBRIGADO

              Re: PAREDE ESTRUTURAL

              GilbertoRocha
              postou em Qui, 13 Set 2018, 21:18
              Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

                danilo B DANTAS escreveu:BOA NOITE, AMIGOS
                QUEM PODE ME INFORMAR SE PAREDE ESTRUTURAL PODE SER SUBSTITUIDA... TIPO, COSTRUIDA OUTRA COM UMA MUDANCA DE 1M E DEOPIS DERRUBADO A ANTIGA...? QUAL MELHOR MATERIAL PARA SR UTILIZADO SENDO LEVE, RESISTENTE E COM BOM CUSTO BENEFICIO ? OBRIGADO


                Para fazer uma modificação de parede estrutural, é necessário um laudo técnico de um engenheiro, senão você pode ser processado por exercício ilegal da profissão além de quaisquer danos que possam ocorrer se houver falha de alguma peça.

                Uma maneira eficiente é substituindo a parede por um perfil W e a nova parede em dry-wall.

                _________________
                Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
                www.engenheiroestrutural.eng.br

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                ART

                Camila Saga
                postou em Ter, 17 Set 2019, 13:58
                Visitante

                  É necessária a ART assinada por um engenheiro, felizmente! Senão, qualquer um poderia colocar o prédio em risco. Estou reformando o meu apartamento e contratei uma empresa especializada, justamente por conta disso (https://obra-prima.com).


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Cálculo Estrutural