Introdução a Engenharia civil


Responder Mensagem

Introdução a Engenharia civil

Jonas Everton G. Meloni
postou em Qui, 05 Abr 2012, 20:00
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Fala pessoal!
    Sou estudante de Engenharia civil da pucpr. Estou no primeiro período e estamos tendo a disciplina ''introdução a engenharia civil'' , mas o meu professor vem apresentando um conteúdo aleatório e confuso nas aulas.... Estou pensando em ir reclamar com o diretor do meu curso, mas antes gostaria de ter respaldo no que a matéria deveria apresentar pra nós alunos e que o nosso professor não consegue nos passar. Então , se alguém souber de um ''conteúdo programático'' dessa matéria, gostaria de saber. Abraços


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Introdução a Engenharia civil - Conteúdo

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 06 Abr 2012, 07:59
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Jonas,

      Seria melhor, antes de tudo, você analisar a Ementa/Conteúdo desta e/ou de outras disciplinas. Talvez você ainda não saiba, mas este documento deve ser passado para os alunos e a instituição deve disponibilizá-lo na Coordenação/Secretaria/... de cada curso, assim você poderá saber, primeiramente se o professor está seguindo o conteúdo e a ementa. De posse destas informações e mediante sua análise, você poderá informá-la aqui para obter respostas mais concretas.

      Boa sorte!!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      edmarferreirajr
      postou em Sáb, 07 Abr 2012, 18:39
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Jonas,
        Reforço a sugestão do colega Isaac, recomendando a leitura imediata do Plano do Ensino que o professor lhe entregou (é exigência do MEC e acredito que ele tenha feito isso). Os alunos, quase que sem exceção, não têm por hábito ler o PE e, por isso mesmo, sentem-se, inevitavelmente, perdidos.
        Muito cuidado na utilização do termo “aleatoriamente” . Você está em processo de preparação para vida profissional e deve escolher com rigor os termos de sua comunicação. Na Engenharia isso é simplesmente crucial.
        Quanto ao programa de estudos, via de regra, a disciplina Introdução à Engenharia Civil (como o próprio nome diz) tem o objetivo de introduzir o estudante no universo da Engenharia Civil que (resumidamente) é o da ação técnica sobre a natureza para a obtenção de bens e serviços de consumo para a construção civil. Para entender como isso ocorre é necessário antes conhecer os métodos da Engenharia que só podem ser estudados da forma devida em 2 campos do conhecimento que os estudantes inadvertidamente menosprezam: a Filosofia das Ciências e a Metodologia Científica. Quero recomendar um livro de leitura muito prazerosa que irá lhe auxiliar no entendimento do que seja a Engenharia, suas origens e seu desenvolvimento. Trata-se do livro “Inovação: da ideia ao produto”, escrito pelo engenheiro civil norte-americano Henry Petroski.
        Abraço fraterno,

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires

        Jonas Everton G. Meloni
        postou em Sáb, 07 Abr 2012, 19:29
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Caros Isaac e Edmar , Muito obrigado pelas orientações, já mandei um email para o coordenador do meu curso solicitando a ementa de ensino da matéria cuja ele não havia passado. Edmar, a palavra é exatamente essa ''aleatória'' algumas tarefas que ele nos deu são embasada a partir de dúvidas dos alunos que surgira. Por exemplo, ele estava falando sobre o tamanho das folhas para desenhar projetos e etc, logo depois ele passou um exercício o qual tinha o termo ''planta baixa'' , eu , então, perguntei o que seria planta baixa, e depois de explicar ele simplesmente mandou os alunos fazerem um desenho de uma planta baixa para a próxima aula. O curioso é que na próxima aula ele começou a falar de projetos elétricos sem mais nem menos... E o mais curioso ainda é que ele nem nos deu uma introdução de desenho técnico, em relação aos tipos de linhas da planta, linha contínua, pontilhada, curvada e etc. Me informei com alunos de outras turmas que não tem aula com eles, e o conteúdo que está sendo passado tem outro nível, eles até já fizeram visitação de obra... Enfim, vou correr atrás dessas informações, e do livro que o Edmar indicou.
          Muito obrigado pela ajuda. Abraços!

          Jonas E.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais