Entendendo a NBR 6118


Responder Mensagem

Entendendo a NBR 6118

flesch
postou em Sex, 27 Jul 2012, 19:18
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Galera, eu me formei em engenharia há 1 ano, e, durante este tempo, trabalhando como project manager, resolvi voltar agora a estudar concreto armado, para começar a fazer projetos estruturais.

    Porém a NBR 6118 é extremamente anti prática, deve ser a norma mais horrível da história, quase impossível de entender por um humilde QI 130, sem a ajuda de livros.

    Alguém que saiba projetar estruturas de concreto, e entende a norma, como ela é estruturada, poderia dar uma luz em relação a ela?

    Por exemplo, eu vejo nos livros o cálculo de laje utilizando tabelas que são em função das faces engastadas ou livres, calculando d>=l/eps1*eps2,
    mas não encontro isto na norma.

    Alguma luz?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    edmarferreirajr
    postou em Sáb, 28 Jul 2012, 15:36
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Caro Flesch,

      Concreto Armado Eu te Amo, do professor Manoel Henrique Campos Botelho. Muitíssimo didático e elucidativo. Procure uma edição atualizada que já contenha as tabelas compatíveis com os Fck's atuais da 6118
      Abraço,

      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Dom, 29 Jul 2012, 09:57
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        flesch
        Moço, salvo engano, não entendi: se você trabalha como gerente de projeto (e sendo, suponho, um jovem, deve ser alguém de extraordinário talento para ter alcançado tal posição após tão pouco tempo de formado), julgo que não precisaria dimensionar estruturas ou conhecer detalhes de normas, pois tal é mister do calculista e projetista de estruturas (aquele mesmo que concorrerá ao empreendimento com um trabalho específico sob seu gerenciamento). De toda forma, tal não impediria o seu estudo do concreto armado: na introdução do mesmo livro que Edmar citou (volume 2, reimpressão de 2005), o autor MHCB recomenda a consulta à "Prática recomendada pelo IBRACON para estruturas de edifícios nível 1 - Comitê Técnico CT 301" editada em 2000. Nunca consultei, mas a referência parece útil.
        Boa sorte.

        Entendendo a NBR 6118

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 29 Jul 2012, 10:25
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Flesch,

          Antes preferi não responder para não parecer "intriga" mas lendo a resposta do Cypriano, sou obrigado a concordar com ele, ainda mais considerando a escassez de profissionais qualificados em que anda o mercado da Construção Civil.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Revisão de 2003 - Cisalhamento

          Marcelo Pierre de Lima
          postou em Sáb, 08 Jun 2013, 19:46
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

            Sou novo por aqui e aproveitando esse tópico, farei uma observação sobre o cisalhamento.

            Na revisão que houve na NBR6118, percebi que as fórmulas de determinar a área de aço para cisalhamento mudaram em relação a antiga NB-1/1978. Pois bem, na NBR6118/2003, eu percebi 2 modelos de cálculo: Modelo I e Modelo II. Eu, particularmente, não entendi o porquê de a norma adotar 2 modelos para calcular a solicitação por cisalhamento. Alguém poderia me explicar isso? Obrigado a quem puder responder.

            Calculo Estrutural

            Guilherme Garc
            postou em Seg, 10 Jun 2013, 09:58
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

              Caro Fresch,

              Envie-me um e-mail (garcsimonn@gmail.com), que eu mando para você um material comentado passo a passo de cada peça estrutural e vejo se tenho os ábacos de Montoya.

              Marcelo, posso enviar a você também. Não posso te responder de memória, mas tenho quase certeza que no material que tenho isso é citado com certa propriedade.

              Abraços,

              _________________
              Abraços e bons trabalhos.

              Projetos e Consultorias em materiais
              Soluções sustentáveis
              Engenharia Diagnótica

              Guilherme Custódio Garcia Jr
              garc.engineer@gmail.com
              11- 2306 4800
              11- 9 8516 0420


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural