Muro de Divisa em Construção


Responder Mensagem

Muro de Divisa em Construção

raphaps
postou em Ter, 16 Abr 2013, 11:03
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia,

    Estou fazendo minha casa em um terreno de 180m2, 6mx30m, pois bem, no corredor deixei uma distância de 85cm pra divisa, onde colocarei janelas nos quartos, sala, etc. Minha dúvida é, posso deixar essa distância? Sei que a distância que pede a lei é de 1,5m e aqui na minha cidade é de 1m, só que, o lote da divisa também é meu, que faço minhas plantações. Isso poderia dar algum problema?!

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Recuo Lateral...

    Caco Araújo
    postou em Ter, 16 Abr 2013, 11:49
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Olá Raphaps!

      O recuo lateral normalmente é de 1,5m. Ele é importante para que haja circulação de ar, iluminação dos ambientes (insolação), entre outros fatores que ajudam na salubridade dos ambientes.

      Hoje o recuo de 0,85m proposto por você está conveniente para você, no entanto, é bastante estreito.

      Só para refletir, pense que 0,80m é a medida minima recomendável para a passagem de uma pessoa com conforto.

      Outra reflexão: Pensando a longo prazo, supondo que esse lote seja vendido por você e alguem faça uma edificação de gabarito mais elevado, um recuo maior seria bastante desejável para que as dependências tenham iluminação adequada.

      Abs. Legal

      _________________
      Carlos Bernardino de Souza
      Comunicador Social - Radialista
      Est. Arquitetura Urbanismo

      (11)7001-8326
      ID Nextel 112*50117

      Re: Recuo Lateral...

      raphaps
      postou em Ter, 16 Abr 2013, 12:17
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Caco Araújo escreveu:Olá Raphaps!

        O recuo lateral normalmente é de 1,5m. Ele é importante para que haja circulação de ar, iluminação dos ambientes (insolação), entre outros fatores que ajudam na salubridade dos ambientes.

        Hoje o recuo de 0,85m proposto por você está conveniente para você, no entanto, é bastante estreito.

        Só para refletir, pense que 0,80m é a medida minima recomendável para a passagem de uma pessoa com conforto.

        Outra reflexão: Pensando a longo prazo, supondo que esse lote seja vendido por você e alguem faça uma edificação de gabarito mais elevado, um recuo maior seria bastante desejável para que as dependências tenham iluminação adequada.

        Abs. Legal


        Obrigado pela resposta Caco. Mas o pessoal já levantou as paredes e ficou até um espaço cômodo, quanto as janelas, o lote ao lado é mais baixo que o da casa, sendo assim, o muro do lado da minha casa ficou baixo, sendo que o topo do muro pega na metade da minha janela, ou seja, iluminação e a ventilação ficaram boas.

        Quanto a vender, não é meu pensamento, se ocorrer, certamente venderei a minha casa junto, pois como você disse, se alguém constrói um prédio, estarei ferrado, mesmo com o recuo de 1,5m, já que o lote da casa tem 6m de largura.

        Minha dúvida maior é se a fiscalização pode me encher o saco por causa desde recuo de apenas 85cm, já que o lote ao lado também me pertence.

        Obrigado.

        Recuo Lateral...

        IsaacdeCristo
        postou em Qua, 17 Abr 2013, 13:16
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Raphaps,

          Na verdade, recomenda-se 1,50m de recuo lateral, quando houver aberturas. Entrementes, prefiro recomendar até encostar ambos os lados e trabalhar a ventilação em forma de "poços" ou recuos parciais - solução que muitas vezes facilita e pode até melhorar mais a ventilação e dar melhor conforto térmico, estética e salubridade à edificação. Contratar um arquiteto é a melhor forma de tirar melhor proveito do imóvel, considerando as condições restritivas do terreno e da legislação.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          EngLuizBueno
          postou em Ter, 23 Abr 2013, 17:01
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

            Teria que consultar o código de obras da cidade para ver o mínimo exigido.
            Creio que isso pode complicar um pouco na legalização do imóvel junto às entidades responsáveis... Ou não, depende muito da boa vontade deles e se seguem a risca o código de obras.

            Se for um corredor que ligue algo da frente com o fundo (quintal com garagem por exemplo) onde haja trânsito, pode ser complicado, por exemplo, pra passagem de duas pessoas ao mesmo tempo ou com algum objeto maior.

            Teria que ver também condições específicas do local, como a posição solar e coisas do tipo pra um melhor aproveitamento.

            Abraço

            _________________
            Luiz Bueno
            Engenharia Civil 7º sem


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais