JANELAS DO VIZINHO


Responder Mensagem

JANELAS DO VIZINHO

renata_rj
postou em Qui, 07 Ago 2008, 17:11
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde!
    Sou nova aqui e gostaria de esclarecer algumas questões:
    Eu e minha família compramos uma casa há 3 anos e meio. A mesma é geminada, tem 2 andares...na parte externa, temos uma área de serviço e um gramado na frente...
    Meu vizinho sempre fez obras e nunca as terminou.... até aí, ainda vai....ele está na casa dele...
    Há alguns meses resolveu fazer uma obra na parte de trás da casa... levantou 4 andares e fez as janelas viradas [i]para[/i]nossa área de serviço, sendo a do segundo andar, em direção ao nosso quarto (na diagonal) e a do terceiro andar em direção ao nosso banheiro. Nos sentimos invadidos! Sem contar que tal construção enfeiou e desvalorizou, com certeza, a nossa tão sonhada casa própria!
    Além disso, ele batuca tanto às 5 da manhã, quanto meia noite, não respeitando a lei do silêncio. Não colocou nenhuma proteção, o que não evita as contantes pedras na nossa área.
    Entrei em contato com o CREA e com a prefeitura, que nos deram o direito de denunciá-los, porém ainda prefiro bater um papo com ele [i]para[/i]ver como pode resolver a questão...
    Ele levantou as paredes rapidamente... quando percebemos já estavam lá as "benditas" janelas...
    Que providências devo tomar?

    Obrigada!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: JANELAS DO VIZINHO

    gene
    postou em Ter, 19 Ago 2008, 00:27
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

      renata_rj escreveu:Boa tarde!
      Sou nova aqui e gostaria de esclarecer algumas questões:
      Eu e minha família compramos uma casa há 3 anos e meio. A mesma é geminada, tem 2 andares...na parte externa, temos uma área de serviço e um gramado na frente...
      Meu vizinho sempre fez obras e nunca as terminou.... até aí, ainda vai....ele está na casa dele...
      Há alguns meses resolveu fazer uma obra na parte de trás da casa... levantou 4 andares e fez as janelas viradas paranossa área de serviço, sendo a do segundo andar, em direção ao nosso quarto (na diagonal) e a do terceiro andar em direção ao nosso banheiro. Nos sentimos invadidos! Sem contar que tal construção enfeiou e desvalorizou, com certeza, a nossa tão sonhada casa própria!
      Além disso, ele batuca tanto às 5 da manhã, quanto meia noite, não respeitando a lei do silêncio. Não colocou nenhuma proteção, o que não evita as contantes pedras na nossa área.
      Entrei em contato com o CREA e com a prefeitura, que nos deram o direito de denunciá-los, porém ainda prefiro bater um papo com ele paraver como pode resolver a questão...
      Ele levantou as paredes rapidamente... quando percebemos já estavam lá as "benditas" janelas...
      Que providências devo tomar?

      Obrigada!


      é comum em qualquer código de obras que janelas não podem ser feitas nas divisas por exemplo, em alguns locais o afastamento dos andares superiores tem que ser ainda maior... mas o fato de ter visão da janela dele para a sua, acho que não tem o que fazer... mas de qualquer forma, procure saber se a obra dele está respeitando o plano diretor da sua cidade...

      Penso que se ele ainda não finalizou a obra, se você tiver certeza que a obra dele está errada no que diz respeito ao que lhe incomoda, você pode tentar duas:
      1ª converse com o vizinho e exija uma providencia rápida, se ele não tomar a providencia você denuncia. Esta primeira opção pode ser pior pra você, pois se ele terminar a obra e entrar pra dentro, ai será uma longa luta na justiça que pode acabar em um acordo..
      2ª denuncie logo. isto poderá criar um clima ruim, mas pode acabar sendo o melhor pra você e pra ele. se a obra não estiver finalizada, pode ser embargada e ele não vai poder finalizar e terá que fazer as adequações necessárias...

      só não espere demais, pois pode ser tarde...

      Aguinaldo
      postou em Qui, 29 Jul 2010, 04:50
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

        Ola!
        Você terá um ano e um dia após o habite-se para embargar, depois não pode mais.
        É o que diz o art. 1302 de CC

        JANELAS DO VIZINHO

        IsaacdeCristo
        postou em Qui, 29 Jul 2010, 08:35
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Cara Renata,

          Se a obra dele estiver regularizada com Alvará de Construção emitido pela Prefeitura, respeitando os devidos e legais afastamentos, não há muito a se fazer, mas se não for assim e sua possível conversa com ele não resolver o problema, você pode ingressar na Justiça e requerer os seus direitos.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais