vao com 12m para viga


Responder Mensagem

vao com 12m para viga

THIAGO JOSE
postou em Dom, 18 Jan 2009, 17:23
Usuário Novato | Mensagens: 1

    preciso fazer uma viga com 12m de vão, será q há uma maneira de fazer sem a necessidade de ser protendida.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qua, 21 Jan 2009, 20:54
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro Thiago José,

      No site http://rmagnani.tripod.com/downloads.html você encontra na seção CONCRETO ARMADO, um programa em MS-DOS para calcular vigas contínuas.

      Abs,

      Roberto Magnani

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      ALEX GM
      postou em Ter, 27 Jan 2009, 18:44
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        fazer a viga de concreto armado ou protendido...depende das cargas e os requerimentos arquitetonicos...acho q uma viga dessa long. deve ter uma altura entre 1 e 1.20m segundo predimensionamento...se deseja de concreto armado, se você quer mais pequena deve ser pre esforçada...

        _________________
        ALEX GM

        telles0808
        postou em Seg, 27 Abr 2009, 14:15
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          A pró-tensão e pré-tensão são técnicas utilizadas para melhorar o desempenho da viga na região onde o concreto é mais resistente, ou seja, diminuir a altura necessária, uma vez que a viga irá trabalhar com maior parte comprimida... Se quiser projetar uma viga de 12m com concreto armado tradicional, terá que fazer contra-flechas previstas para o deslocamento vertical que será na ordem de proporção firmada pelas fórmulas consagradas, por isto não é recomendado, a dificuldade de prever a contra-flecha e fazer a forma será bem alta.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          crixtiano
          postou em Sáb, 06 Jun 2009, 22:05
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

            compre um perfil I metalico e preencha os vazios com concreto para ficar parecendo viga de concreto.

            _________________
            Cristiano Meira Magalhaes
            Eng. Civil

            crixtiano
            postou em Sáb, 06 Jun 2009, 22:07
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

              logico, antes de comprar, nao esqueca de calcular os esforcos atuantes para dimensionamento correto do perfil em I metalico

              _________________
              Cristiano Meira Magalhaes
              Eng. Civil

              Alessandro,
              postou em Qui, 01 Jul 2010, 10:12
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

                Tenho essa dúvida.

                Minha casa está em projeto e a garagem será subterrânea com churrasqueira e espaço aberto para lazer sobre a laje. Não pretedendo permitir colunas na garagem e já percebi que existe uma complexidade para deixar o vão de 10 metros livres. Para fins arquitetônicos, a viga não poderia ser mais alta que 60 cm (apenas minha pretenção).

                Em termos de estrutura, o aço cumpriria melhor essa sustentação, com menor altura?

                E em termos econômicos:
                - Perfil 'I' ou 'C' treliçado?
                - Sendo executável em concreto: concreto armado ou aço?

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                vao com 12m para viga

                IsaacdeCristo
                postou em Qui, 01 Jul 2010, 14:41
                Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                  Caro Thiago,

                  É perfeita e tecnicamente possível fazer esta viga em concreto armado e com altura de 60 ou 70 centéimetros. Passe para um estruturalista e ele calculará pra você. Ele necessitará saber os esforços aos quais esta viga estará submetida.


                  Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 22:31, num total de 2 vezes
                  _________________
                  Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                  Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                  Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Alessandro,
                  postou em Seg, 16 Ago 2010, 00:56
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

                    Pessoal, recebi do meu arquiteto um rascunho do projeto onde tem uma garagem de subsolo que aproveita o forte desnível lateral do meu lote.

                    A laje superior da garagem ficará no mesmo nível que o solo da casa, que será construída ao lado, afastada desta laje. Sobre esta laje, ficará a churrasqueira e espaço de lazer.

                    Quero a garagem sem colunas em seu espaço interno. Tendo 8 metros de profundidade e 9 de largura, as paredes laterais e do fundo serão muros de arrimo e a frente que será toda aberta, o arquiteto planeja uma viga, de concreto armado, com 80 cm de altura.

                    Creio que usando pefil treliçado, essa viga poderá cumprir a mesma função, porém, com menor altura, rendendo maior vão para entrada de carros. Mas ele é contra o uso de estrutura em aço para residência.

                    Conversando com serralheiros, obtive informação de ser possível a fabricação de tal viga, com perfil treliçado e altura de 40 cm de altura.

                    Para que eu possa discutir com o arquiteto sobre essa estrutura, gostaria de obter confirmação se procede o emprego, com segurança, dos perfís nessa estrutura. Quais seriam as especificações?

                    viga com vão de 7 metros

                    ricardoalive
                    postou em Qui, 17 Mai 2012, 10:31
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      olá

                      amiigo gostaria de saber como você solucionou esse problema, pois tb vou fazer uma garagem subterranea e a frente da garagem tera um vão livre de 7 metros com profundidade da garagem de 8

                      gostaria de saber qual foi a altura da viga ? se foi 60cm 70cm etc...


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural