Pessoal, na concepção estrutural de um projeto, quando deveremos considerar a viga engastada ou bi-apoiada em suas extremidades? E no caso de considerarmos engastadas, vamos calcular ela como pórticos, sempre transferindo os momentos para os pilares???
Na faculdade aprendi a calcular as estruturas isostáticas e hiperestáticas, desde vigas bi-apoiadas até pórticos de complexidades bem variadas. Porém uma dúvida que ainda me persegue é essa, na vida real, na prática, quando for fazer o estrutural de uma casa (concreto armado moldado "in loco"), irei calcular o DMF sempre considerando a viga engastada dentro dos pilares???
Perguntei isso ao meu professor de concreto 2, ele disse que vai depender da disposição da armadura viga-pilar.. já outro professor disse que vai depender da diferença entre a rigidez da viga e do pilar, quanto mais próximas a rigidez uma da outra (como é de costume) mais aproximado de um engaste será. Enfim, não entendi direito e estou recorrendo a vocês pra ver se alguma alma tira essa duvida haha. Desde já, muito obrigado.