Duvida em concepção Estrutural


Responder Mensagem

Duvida em concepção Estrutural

danbet2008
postou em Ter, 22 Jul 2014, 16:49
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Boa tarde,

    Sou Engenheiro recém formado e estou desenvolvendo um projeto estrutural de um prédio de apenas 4 andares (h=13,5m). E tenho algumas dúvidas na concepção estrutural:
    1-Tenho um vão de 7m, o que me levou a uma viga de 60cm (utilizo o programa mudados). Só que esta viga é apoiada por outras duas de 40cm cada. Pode isso? Estou preocupado com a cortante no ponto de apoio.
    2-O último andar é um telhado, o qual gera um momento nos pilares superiores da ordem de 3Tf.m. Este momento é combatido pelas fundações? (uma pergunta básica, mas que realmente não vi no curso)
    3-Alguém conhece algum curso ou apostila que ensine a manusear o CYPE Cad? Ou ainda com exemplos de calculo de edifícios? (na internet achei somente calculo de lajes, pilares ou vigas mas somente em casos mais básicos e nunca um conjunto completo)

    Desde já agradeço, Legal


    _________________
    Daniel Arruda
    Assistente de Engenharia
    Professor de Física

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Sex, 01 Ago 2014, 14:02
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      danbet2008
      1. é preciso garantir que a viga de 40 não seja muito flexível e que nos apoios da viga de 60 existam armaduras adequadas (de suspensão, se os topos de vigas estiverem alinhados).
      2. a fundação transmite todos os esforços à terra.
      3. não é difícil encontrar livros com exemplos abundantes: recomendo sempre os clássicos.

      Dúvida em concepção Estrutural

      IsaacdeCristo
      postou em Sex, 01 Ago 2014, 19:48
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Danbet2008,