["IsaacdeCristo"]Caro Neemias,
A cal não é obrigatorória na argamassa, desde que haja outros componentes que a substituam em sua função de trabalhabilidade através da liga. Nesse caso a adição de componente tipo "Vedalit" ou outro com função e qualidade semelhates pode ser aplicada.
***
Obrigado pela resposta. De qualquer maneira não me refiro a trabalhidade e sim a frexibilidade causada posteriormente na construção, após a seca a argamassa de assentamento e o graute. Flexibilidade esta necessária na alvenaria estrutural .
1 -Até onde os efeitos da rigidez causada pela argamassa sem a cal, ou com aditivos que se prestam apenas a plasticidade , pode ser efetivamente prejudicial a obra ?
.Wikipedia :
No estado endurecido, a cal apresenta a capacidade de absorver deformações devido ao seu módulo de deformação. Esta propriedade é de extrema importância no desempenho da argamassa, que deve acompanhar as movimentações da estrutura. A cal possibilita a diminuição da retração gerando menor variação dimensional, além de carbonatar lentamente ao longo do tempo, tamponando eventuais fissuras ocorridas no endurecimento, no caso de argamassa mista.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cal
2-Existe uma maneira de se contornar satisfatoriamente esta questão sem o uso da cal ?