viga 2,8m vão livre, para piso superior


Responder Mensagem

viga 2,8m vão livre, para piso superior

Valmi Eustaquio da Silva
postou em Seg, 22 Jan 2018, 10:25
Usuário Novato | Mensagens: 2

    bom dia amigos
    .
    será que podem me ajudar?
    nisso:
    estou fazendo uma pequena obra no fundo do quintal, mas resolví fazer pra suportar um piso superior,

    já estou na fase de fazer as ferragens pra vigas
    .
    planejo fazer as vigas
    de 25x8
    com estribos de 10 em 10cm
    e com 2 ferro 10mm em baixo, 2 ferro 8mm meio, e dois ferros 8mm em cima,
    observando que terá vigas de 2,8m vão livre em baixo e com parede em cima.

    https://drive.google.com/open?id=1UgwM5F6W4i1G8yvkRAp0G6ST8Ltb31II

    para o que eu quero, será que essa viga que planejo suporta bem?

    fico muito grato com seu auxílio


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Visitante
    postou em Seg, 22 Jan 2018, 13:24

      - Primeiro:

      Qual a utilidade dessa armação no meio? Nenhuma.

      - Segundo:

      A dimensão da coluna está fora de norma.

      - Terceiro:

      É necessário saber ql a laje, fck do concreto, altura da alvenaria, espessura da mesma, para saber quais esforços a estrutura está submetida para que seja dimensionada a uma estrutura com segurança.

      - Quarto:

      Contrate um engenheiro para fazer este estudo para você, ou conviva o resto da vida com a dúvida se isso irá despencar em sua cabeça ou de sua família, eu por exemplo qdo estou doente procuro um médico, ou quando sinto dor de dente vou ao dentista, se sou roubado vou à policia.., se todos fizessem o mesmo quando fossem fazer uma obra e procurassem um profissional capacitado sem duvida tudo se resolveria muito melhor... essa sua estrutura é simples não tenho duvida que qualquer engenheiro resolve isso barato pra você, e você evitaria todo tipo de problema, e caso você venha a ter algum problema você terá onde reclamar já q o profissional emite uma ART para o serviço.. no seu caso, só resta a duvida se isso irá dar problema ou não.. e se der que não seja fatal.

      Visitante
      postou em Seg, 22 Jan 2018, 14:10

        Obrigado pelo retorno

        Anonymous escreveu:- Primeiro:

        Qual a utilidade dessa armação no meio? Nenhuma.



        você diz os 2 ferros 8mm no meio da viga?

        Anonymous escreveu:- Segundo:

        A dimensão da coluna está fora de norma.



        Sad Sad Sad

        Anonymous escreveu:- Terceiro:

        É necessário saber ql a laje, fck do concreto, altura da alvenaria, espessura da mesma, para saber quais esforços a estrutura está submetida para que seja dimensionada a uma estrutura com segurança.



        * laje treliçada, isopor
        * fck do concreto?!
        não será concreto usinado, será feito em casa mesmo; cimento, areia e brita.
        * alvenaria 2,8 e uma janela 1,5m ( 6,34m² parede tijolo 14x29).

        Anonymous escreveu:-Quarto:

        Contrate um engenheiro para fazer este estudo para você, ou conviva o resto da vida com a dúvida se isso irá despencar em sua cabeça ou de sua família, eu por exemplo qdo estou doente procuro um médico, ou quando sinto dor de dente vou ao dentista, se sou roubado vou à policia.., se todos fizessem o mesmo quando fossem fazer uma obra e procurassem um profissional capacitado sem duvida tudo se resolveria muito melhor... essa sua estrutura é simples não tenho duvida que qualquer engenheiro resolve isso barato pra você, e você evitaria todo tipo de problema, e caso você venha a ter algum problema você terá onde reclamar já q o profissional emite uma ART para o serviço.. no seu caso, só resta a duvida se isso irá dar problema ou não.. e se der que não seja fatal.


        Comecei a fazer esta obra planejando apenas fazer uma área e cômodos de bagunça no fundo do quintal,
        o projeto seria esse mesmo ai, mas com colunas simples, dessas que vendem prontas em casa de material de construção,
        mas um chega e fala uma coisa, outro chega e fala outra coisa, um amigo fala isso...
        todos dizendo que se eu reforçasse aqui e ali eu aproveitaria melhor e faria um segundo piso,
        foi ai que resolvi fazer sapatas e essas colunas como já estão,
        só que agora estou pensativo quanto às vigas suspensa da parte de baixo.

        Concordo com o amigo quando orienta a buscar um profissional da área, ou seja, cada macaco no seu galho, mas dado o estágio da obra...
        me ocorreu de pedir auxílio aos amigos do forum, mas não sendo possível uma solução eu reverto e desisto do piso superior.

        obrigado pela atenção

        GilbertoRocha
        postou em Seg, 22 Jan 2018, 16:13
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          Nessa estrutura, o ponto crítico me parece ser os pilares.
          O problema é que, um pilar funciona como uma régua, pega uma régua e aperta, se ela for fina, pouca carga já arrebenta ela.

          Um pilar 15x30 resiste 20tf sem uma armadura absurda. Aumenta ele para 20x30, e com a mesma armadura, ele resiste 50tf. Agora, imagina o seu pilar de 8x25, com 4 barras de 8mm, ele vai falhar antes de chegar a 3tf, ou seja, vai ceder, e a alvenaria vai ter que resistir, gerando trincas.


          Ah, e o cobrimento, imaginando 8cm, você vai gastar 2cm entre as barras, 2cm nas barras, 1cm do estribo, e sobra, com sorte, 1.5cm de cobrimento, ou seja, em 10-15 anos, pode começar a corroer.

          A viga não é tão problemática, eu faria ela mais alta e larga para não deformar, pelo menos uma tábua de altura mais a laje(em média, 40cm), que, em vãos de 3m, ela vai ter baixa deformação.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Valmi Eustaquio da Silva
          postou em Seg, 22 Jan 2018, 19:11
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            obrigado pelo retorno

            GilbertoRocha escreveu:Nessa estrutura, o ponto crítico me parece ser os pilares.
            O problema é que, um pilar funciona como uma régua, pega uma régua e aperta, se ela for fina, pouca carga já arrebenta ela.

            Um pilar 15x30 resiste 20tf sem uma armadura absurda. Aumenta ele para 20x30, e com a mesma armadura, ele resiste 50tf. Agora, imagina o seu pilar de 8x25, com 4 barras de 8mm, ele vai falhar antes de chegar a 3tf, ou seja, vai ceder, e a alvenaria vai ter que resistir, gerando trincas.


            Ah, e o cobrimento, imaginando 8cm, você vai gastar 2cm entre as barras, 2cm nas barras, 1cm do estribo, e sobra, com sorte, 1.5cm de cobrimento, ou seja, em 10-15 anos, pode começar a corroer.

            A viga não é tão problemática, eu faria ela mais alta e larga para não deformar, pelo menos uma tábua de altura mais a laje(em média, 40cm), que, em vãos de 3m, ela vai ter baixa deformação.


            as duas colunas do meio, vão livre, concretadas estão com 15x30cm

            o planejado para as vigas é concretadas 12x30cm


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural