Arquiteto X Engenheiro: Caso Real


Responder Mensagem

Re: Arquiteto X Engenheiro: Caso Real

Paulo José Barreto
postou em Qui, 27 Ago 2009, 13:44
Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

    IsaacdeCristo escreveu:
    Paulo José Barreto escreveu:Caros colegas
    Volto a repetir: Qual a importancia dessá história contada pelo Isaac para este fórum?????? Para que queremos saber do pensamento de um professor preconceituoso, isso ha vinte anos????
    Muita coisa mudou... aida mais em vinte anos!!!
    Nada contra o Isaac, gosto de suas respostas, mas achei esse tópico meio sem finalidade.
    Um abraço a todos!!!!


    Prezado Paulo José,

    Acredito que este fórum é uma comunidade para tratarmos de assuntos relacionados à Construção, Arquitetura, Engenharia, etc. e o assunto abordado neste tópico está relacionado no contexto e também presente em nossos dias.

    Quando resolvi postar este tópico, o fiz acreditando que discussões como esta certamente contribuirão para reflexão dos colegas arquitetos e engenheiros que ainda alimentam esta rivalidade. A este propósito, parabenizo aos amigos que comentaram, inclusive com abordagens que me fazem certo de que não me enganei ao colocar este tópico.

    Quero ainda deixar bem claro que longe está de mim recriminá-lo por não concordar ou não ter entendido os motivos pelo qual postei este tópico, afinal este é um fórum de discussão onde todos podem opinar livremente, pelo contrário, até agradeço a sua opinião e participação.

    ***


    Prezado Isaac
    Tenho alguns anos de formado, trabalhando na Engenharia Civil, e confesso que nunca dei muita “trela” para essa tal “rivalidade” entre Engenheiros e Arquitetos. Já ouvi muita bobagem ( de Engenheiro para Arquiteto e vice-versa ), mas sempre acreditei que cada profissional tem sua importância e seu papel numa obra ou escritório. Talvez, por nunca ter dado muita importância para essa bobagem de preconceito entre profissões eu tenha julgado (ao menos num primeiro instante ) seu tópico desnecessário neste fórum. De qualquer maneira, toda discussão sadia é valida. Espero que sempre possamos debater e nos aperfeiçoarmos nos campos pessoal e profissional.
    Um abraço a todos!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Gilmar da Mata Gantois

    Wegelin
    postou em Ter, 08 Set 2009, 06:50
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Essa peça rara chamada Gilmar da Mata Gantois foi meu professor em 1997, segundo semestre. Chegou na sala me repreendendo porque ia para aula, segundo ele, igual a um surfista. Tudo bem que realmente não ia a aula tão arruamado como engenheiro, mas com o tempo, a turma foi ficando amiga do Porf. Gilmar, e conto: que figura!

      Re: Gilmar da Mata Gantois

      IsaacdeCristo
      postou em Seg, 21 Set 2009, 21:31
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Wegelin escreveu:Essa peça rara chamada Gilmar da Mata Gantois foi meu professor em 1997, segundo semestre. Chegou na sala me repreendendo porque ia para aula, segundo ele, igual a um surfista. Tudo bem que realmente não ia a aula tão arruamado como engenheiro, mas com o tempo, a turma foi ficando amiga do Porf. Gilmar, e conto: que figura!


        É, que Deus o tenha, afinal ninguém é perfeito, e no final ele sempre ficava amigo da turma.

        ***

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Samara
        postou em Dom, 14 Mar 2010, 22:09
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Tenho 17 anos e estou prestando vestibulares para cursar engenharia civil, porém há alguns anos tive dúvida entre eng. civil e arquitetura. Pesquisei bastante e me identifiquei muito com eng. civil.
          Respondendo ao forum, se não precisasse desses dois profissionais, cada um atuando na sua área, não existiriam os dois cursos, e sim um só abrangendo os dois.
          Acho ridículo um profissional formado (em qualquer uma das duas áreas) discriminar o outro, pois uma não faz o serviço perfeito do outro.
          Não sei se fui clara, mas me da um nervoso quando leio algo dessa "rivalidade" que acredito estar na cabeça de cada um.

          Gostaria de conversar com um engenheiro formado, pra falar do seu dia-a-dia. Tenho tantas idéias e creio que sem a ajuda de um arquiteto não seria possível transformá-las em realidade, afinal cada profissional tem a formação necessária para o trabalho que exerce!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Arquiteto X Engenheiro: Caso Real

          IsaacdeCristo
          postou em Qui, 25 Mar 2010, 17:16
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Samara escreveu:Tenho 17 anos e estou prestando vestibulares para cursar engenharia civil, porém há alguns anos tive dúvida entre eng. civil e arquitetura. Pesquisei bastante e me identifiquei muito com eng. civil.
            Respondendo ao forum, se não precisasse desses dois profissionais, cada um atuando na sua área, não existiriam os dois cursos, e sim um só abrangendo os dois.
            Acho ridículo um profissional formado (em qualquer uma das duas áreas) discriminar o outro, pois uma não faz o serviço perfeito do outro.
            Não sei se fui clara, mas me da um nervoso quando leio algo dessa "rivalidade" que acredito estar na cabeça de cada um.

            Gostaria de conversar com um engenheiro formado, pra falar do seu dia-a-dia. Tenho tantas idéias e creio que sem a ajuda de um arquiteto não seria possível transformá-las em realidade, afinal cada profissional tem a formação necessária para o trabalho que exerce!


            Cara Samara,

            Parabéns pelo seu posicionamento. Bom que muitos arquitetos e engenheiro seguissem o seu exemplo.

            ***
            Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Juliana S.
            postou em Sex, 26 Mar 2010, 22:52
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Não pude me conter diante de tal questionamento...
              porque nas politécnicas e primeiras universidades formaram-se tantos engenheiros-arquitetos?
              porque nossas matérias e áreas são tão parecidas?
              simples: a carreira é a mesma!!!
              um pouco de história pode demonstrar que a separação das profissões se deu a partir da Renascença
              arquiteto x engenheiro:
              quem projetou as pirâmides?
              e os templos gregos e romanos?
              as catedrais?
              no meu pouco tempo de experiência já fiz de tudo um pouco, e se alguma área está desligada (projeto cuja topografia e estrutura foi estudada mas não tem estética ou acústica e conforto, inserção urbana, por exemplo) alguma coisa tá bem errada!!!

              Estudante
              postou em Sáb, 19 Jun 2010, 19:41
              Usuário Nível 2 | Mensagens: 79

                e eu ainda achava que isso era apenas histórias ou brincadeiras entre colegas. absurdo!

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                qual a diferença entre arquiteto e engenheiro??

                goguzev
                postou em Seg, 21 Jun 2010, 19:56
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

                  aproveitando esse tópico , gostaria de saber qual a diferença , entre arquiteto e engenheiro ?? e gostaria de saber tbm ambos podem assinar uma planta ?? tipo vamos supor se eu me formace arquiteto ou engenheiro , eu poderia eu mesmo assinar a planta da minha própia casa ?? ou de casas que eu construísse para vender ??? obrigado ...

                  qual a diferença entre arquiteto e engenheiro??

                  IsaacdeCristo
                  postou em Qua, 11 Dez 2013, 10:45
                  Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                    Prezado Goguzev,

                    Esta resposta se torna cada vez mais polêmica... Vale a pena dar uma olhadinha na legislação. Veja as atribuições de cada profissional nos Decretos e Resoluções do Crea e do CAU.

                    Boa sorte!

                    _________________
                    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Construção civil, discussões gerais